Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32193
Tipo: TCC
Título: Análise das estratégias pedagógicas de prevenção e enfrentamento do bullying na Educação Física Escolar
Autor(es): Costa, Wollace Salustino da
Primeiro Orientador: Caminha, Iraquitan de Oliveira
Resumo: O bullying é considerado uma manifestação social, descrita como ações deliberadas e repetitivas de violência física ou psicológica, na qual uma pessoa ou grupo comete um ato que causa dor e sofrimento para outro grupo, ou indivíduo. Sua ocorrência está inserida em um contexto de desigualdade, que se configura como apelidos, intimidações, xingamentos, inabilidades, má coordenação motora, entre outros fatores. Suas vítimas são geralmente mais vulneráveis aos agressores, por causa de certas características físicas, comportamentais ou emocionais. Essa ocorrência pode desencadear sérias consequências e diminuir o rendimento escolar. Como as aulas de Educação física, são dinâmicas e contêm muitos conteúdos práticos, suas ocorrências são vivenciadas de modo rotineiros nessas aulas. Como forma de contextualizar essa vivência, a realização desse estudo se justifica na necessidade de entender as possíveis estratégias de enfrentamento ao bullying, em algumas escolas públicas da cidade de João Pessoa, durante as aulas de Educação física. Para isso, o objetivo geral desse estudo foi analisar as estratégias pedagógicas de prevenção e de enfrentamento ao bullying usadas nas aulas Educação física escolar. Diante disso, esse estudo foi construído por meio de uma pesquisa descritiva de natureza qualitativa, com a tipologia do estudo descritivo, corte temporal transversal e fundamentada na abordagem de análise descritiva por observação e análise do discurso como técnicas de análise. Por sua vez, foi aplicado um questionário sociodemográfico associado a uma entrevista com roteiro semiestruturado, para se obter todos os objetivos propostos. Posteriormente, nossos resultados evidenciaram que os principais tipos de bullying praticados nas escolas investigadas foram: agressão física, xingamento, ameaças. A principal forma de intervenção adotada, foi unanime entre os professores: o diálogo, sendo ele realizado de forma individual ou coletiva e, dentre as metodologias aplicadas pela escola, para minimizar sua ocorrência e danos, está a criação de programas educacionais de prevenção e intervenção de outros profissionais, como a Assistente Social e Psicóloga. Por fim, com a finalização desse estudo, conseguimos compreender como é a vivência do bullying, em algumas escolas públicas de João Pessoa, assim como a abordagem dos professores, durante a aula de Educação física e da escola. Nisso, concluímos que todos os objetivos foram alcançados e esperamos subsidiar conhecimentos científicos acerca do tema e, assim reforçar a necessidade da prevenção do bullying, ou seu enfrentamento, afim de diminuir sua ocorrência.
Abstract: Bullying is considered a social manifestation, described as deliberate and repetitive acts of physical or psychological violence, in which one person or group commits an act that causes pain and suffering to another group or individual. Its occurrence is embedded in a context of inequality, which is configured as nicknames, intimidation, name-calling, inabilities, poor motor coordination, among other factors. Victims are generally more vulnerable to aggressors because of certain physical, behavioral or emotional characteristics. This can have serious consequences and reduce school performance. As physical education classes are dynamic and contain a lot of practical content, their occurrences are routinely experienced in these classes. As a way of contextualizing this experience, this study is justified by the need to understand the possible strategies for dealing with bullying, in some public schools in the city of João Pessoa, during physical education classes. To this end, the general objective of this study was to analyze the pedagogical strategies for preventing and dealing with bullying used in school physical education classes. In view of this, this study was conducted using descriptive research of a qualitative nature, with a descriptive study typology, cross-sectional and based on the descriptive analysis approach through observation and discourse analysis as analysis techniques. In turn, a questionnaire was applied in order to achieve all the proposed objectives. Our results showed the main types of bullying: physical aggression, name-calling and threats. The main form of intervention adopted was unanimous among the teachers: dialogue, which is carried out individually or collectively and among the methodologies applied by the school, to minimize its occurrence and damage, are the creation of educational programs for prevention and intervention of other professionals such as Social Workers and Psychologists. Finally, with the completion of this study, we were able to understand, in a discreet way, how is the experience of bullying in some public schools in João Pessoa, as well as the approach of the teachers, during the Physical Education class and at school. In this, we conclude that all objectives have been achieved and we hope to subsidize scientific data on the subject and thus reinforce the need to prevent bullying, or its confrontation, in order to reduce its occurrence.
Palavras-chave: bullying
Prevenção
´Educação Física Escolar
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação Física
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32193
Data do documento: 30-Out-2023
Aparece nas coleções:TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC WSC28112023.pdf1,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons