Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32194
Tipo: | Tese |
Título: | ?Ser ou não ser professor (a)?? a construção da identidade profissional docente |
Autor(es): | Vieira, Emannuella Santana |
Primeiro Orientador: | Machado, Charliton José dos Santos |
Resumo: | Estudos sobre a formação de professores no Brasil não são poucos e fazem parte de um grande roll que trata da formação profissional. Mas estudos voltados à formação do professor de Sociologia no ensino médio ainda é escasso no Brasil. Este projeto de tese versa sobre a formação de professores e tem como norteadores os conceitos de habitus, classe social, campo, capitais e trajetórias sociais desenvolvidos por Pierre Bourdieu e, sobre as escritas de si a partir do que no apresenta Borges (2010). Utilizamos a conceituação de socialização primária e secundária desenvolvida por Berger e Luckmann e socialização profissional apresentada por Claude Dubar. Nos questionamos como as experiências teóricas e práticas vivenciadas no processo de formação inicial, partindo da educação básica e culminando na formação em nível superior contribuem e/ou podem contribuir para a aquisição do habitus profissional e de uma identificação com a profissão docente. Como acontece e se estabelece a identificação com a profissão, tendo como campo de análise as relações estabelecidas entre estudantes, professores e os demais indivíduos nos locais por onde aconteceram as vivências práticas e teóricas do processo formativo. Quais as relações que são estabelecidas entre esses indivíduos? Como essas relações contribuem para a constituição do habitus profissional? Partimos da hipótese de que a socialização profissional promovida pelo processo formativo no curso de graduação e das vivências antecipadas do conteúdo profissional obtidas nas disciplinas de estágio supervisionado (prática de ensino), acerca da atuação do futuro cientista social, permite a constituição de um arcabouço de conhecimentos prévios à prática profissional que possibilitaria uma possível identificação com a profissão docente. E como o processo, para a maioria foi incompleto devido ao não acesso aos momentos de prática e vivências em salas de aulas no ensino médio, a constituição desse habitus fica comprometida levando a não internalização desses saberes práticos da experiência que seriam de grande valor na composição do conhecimento e reconhecimento da profissão. |
Abstract: | Studies on teacher training in Brazil are not few and are part of a large group that deals with
professional training. But studies aimed at training Sociology teachers in high school are still
scarce in Brazil. This thesis project is about teacher training and is guided by the concepts of
habitus, social class, field, capital and social trajectories developed by Pierre Bourdieu and
about the writing of oneself based on what Borges (2010) presents. We use the
conceptualization of primary and secondary socialization developed by Berger and Luckmann
and professional socialization presented by Claude Dubar. We question how the theoretical and
practical experiences experienced in the initial training process, starting from basic education
and culminating in higher education, contribute and/or can contribute to the acquisition of
professional habitus and identification with the teaching profession. How identification with
the profession happens and is established, having as a field of analysis the relationships
established between students, teachers and other individuals in the places where the practical
and theoretical experiences of the training process took place. What relationships are
established between these individuals? How do these relationships contribute to the constitution
of professional habitus? We start from the hypothesis that the professional socialization
promoted by the training process in the undergraduate course and the anticipated experiences
of the professional content obtained in the supervised internship subjects (teaching practice),
regarding the performance of the future social scientist, allows the creation of a framework of
knowledge prior to professional practice that would enable possible identification with the
teaching profession. And as the process, for the majority, was incomplete due to the lack of
access to moments of practice and experiences in high school classrooms, the constitution of
this habitus is compromised, leading to the non-internalization of this practical knowledge from
experience that would be of great value in the composition knowledge and recognition of the
profession. Les études sur la formation des enseignants au Brésil ne sont pas rares et font partie d'un grand groupe qui s'occupe de la formation professionnelle. Mais les études visant à former des professeurs de sociologie au lycée sont encore rares au Brésil. Ce projet de thèse porte sur la formation des enseignants et est guidé par les notions d'habitus, de classe sociale, de terrain, de capital et de trajectoires sociales développées par Pierre Bourdieu et sur l'écriture de soi à partir de ce que présente Borges (2010). Nous utilisons la conceptualisation de la socialisation primaire et secondaire développée par Berger et Luckmann et la socialisation professionnelle présentée par Claude Dubar. Nous nous interrogeons sur la manière dont les expériences théoriques et pratiques vécues dans le processus de formation initiale, depuis l’éducation de base jusqu’à l’enseignement supérieur, contribuent et/ou peuvent contribuer à l’acquisition d’un habitus professionnel et à l’identification au métier d’enseignant. Comment se produit et s'établit l'identification à la profession, en ayant comme champ d'analyse les relations établies entre étudiants, enseignants et autres individus dans les lieux où se sont déroulées les expériences pratiques et théoriques du processus de formation. Quelles relations s’établissent entre ces individus? Comment ces relations contribuent-elles à la constitution d’habitus professionnels? Nous partons de l'hypothèse que la socialisation professionnelle favorisée par le processus de formation au cours du premier cycle et les expériences anticipées du contenu professionnel obtenu dans les matières de stage supervisé (pratique pédagogique), en ce qui concerne la performance du futur chercheur en sciences sociales, permettent la création de un cadre de connaissances préalable à l'exercice professionnel qui permettrait une éventuelle identification au métier d'enseignant. Et comme le processus, pour la majorité, a été incomplet en raison du manque d'accès aux moments de pratique et d'expériences dans les classes du lycée, la constitution de cet habitus est compromise, conduisant à la non-intériorisation de ces connaissances pratiques issues de l'expérience qui être d'une grande valeur dans la connaissance de la composition et la reconnaissance de la profession. |
Palavras-chave: | Formação de professores Ensino de sociologia Identidade docente Licenciatura Ciências sociais Teacher education Teaching of sociology Teaching identity Graduation Social sciences Formation des enseignants Enseignement de la sociologie Enseigner l'identité L'obtention du diplôme Sciences sociales |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Sociologia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Sociologia |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32194 |
Data do documento: | 28-Ago-2023 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EmannuellaSantanaVieira_Tese.pdf | 5,66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons