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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32197
Tipo: TCC
Título: Contribuições da linguística e psicolinguística para uma prática satisfatória na leitura prosódica em sujeitos portadores de TDAH e dislexia
Autor(es): Silva, Maria Simone Franklin da
Primeiro Orientador: Silva, Henrique Miguel de Lima
Primeiro Coorientador: Lira, Fabíola Jerônimo Duarte de
Resumo: O humano busca efetivamente o motivo da sua essência e existência, pois nossas potencialidades nos tornam capazes de perceber, sentir e expressar nossas palavras, sentimentos e emoções, ao mesmo tempo em que aprendemos conteúdos acadêmicos, que serão úteis ou não para a nossa vida cotidiana. Durante minhas vivências como educadora, pesquisadora e professora aprendente, pude perceber que o humano não é apenas um ser vivo composto por matéria orgânica, fragmentado em proteínas, lipídios, aminoácidos e sais minerais tampouco apenas existente em um contexto mental e psicológico. Porém, descubro que, por natureza adaptativa, o humano é humano em suas múltiplas dimensões do corpo físico, mental, social e espiritual. A nascente desta pesquisa vem um proposito fundamental de alcançar professores, pais e todos os responsáveis pelo processo de leitura prosódica dos alunos com necessidade especial deficitária na relação grafofônica, compreensão metafórica dentre outras, permitindo-se conhecer as dimensões e especificidade que o ser humano possui na teia complexa da vida, que é o aprendizado. A aprendizagem começa com o processo neuromaturacional e, portanto, o aprendizado escolar faz parte da evolução normal do ato de aprender. Na escola, muitas vezes, a criança, o adolescente e o adulto são discriminados e emocionalmente agredidos, pois não apresentam o desempenho escolar esperado; no entanto, o responsável por tal situação pode estar no ambiente que o envolve, e em outras situações também, como as dificuldades do próprio aprendente em não conseguir por apresentar uma limitação neurológica que lhe impede de ser e aprender como os demais. Assim, como objeto para esta descoberta, irar- se-á utilizar de aplicação de protocolo e teste de desempenho escolar, no qual estaremos observando e avaliando o nível de leitura prosódica, rastreio ocular, escrita espontânea, segmentação e ordem em crianças com transtorno por déficit de atenção e hiperatividade bem como a dislexia. Dito, essa pesquisa busca também entender, como esses processos acontece numa concepção neuronal e quais as contribuições que a neurociência pode oferece aos profissionais da educação, como processo de ensino, pratica e intervenções, 6 onde se buscará respostas com base na neurociência e psicolinguística que possa justificar esse comportamento no discente.
Abstract: No Abstract
Palavras-chave: Aprendizagem da leitura
Transtorno do déficit da atenção/hiperatividade
Dislexiz
Avaliação da leitura prosódica
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32197
Data do documento: 28-Jun-2024
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso EAD)

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