Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32200
Tipo: | Dissertação |
Título: | Sociologia de um maldito : a obra de Jards Macalé na ditadura militar brasileira |
Autor(es): | Lima, Mathêus Sampaio da Silva |
Primeiro Orientador: | Brito, Simone Magalhães |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar a obra de Jards Macalé, em especial sua produção entre os anos de 1969 e 1980, esse recorte abarca a produção mais significativa de Jards no período da ditadura militar. A ideia é analisar as relações entre indústria cultural e arte nesse período, os modos de resistência e interpretações e os sentidos de vanguarda para tal contexto brasileiro. Por meio das canções de Jards se interpreta o processo de solidificação de uma indústria cultural em que a arte política, como um projeto que estava a serviço de uma transformação radical da sociedade brasileira se exaure, esse projeto de arte política pode ser cristalizado nos moldes desejados na década de 1960 por organizações como os Centros de Cultura Popular - CPC da União Nacional dos Estudantes – UNE, pode se interpretar também outros projetos políticos e sociais presentes na época como a visão cosmopolita encontrada nos tropicalistas, que tinham como linha a união entre o moderno e o tradicional em um mundo internacionalizado, se opondo a uma leitura nacionalista como a do CPC. Outro projeto encontrado foi o contracultura presentista que pode ser visto nos Novos Baianos, em que a ideia de planejamento do futuro é suspensa, o que se pode fazer é viver o aqui e o agora. Na obra de Jards foi encontrado um projeto com dimensões difusas, pois se fundamenta na negatividade do mundo existem sem haver um orientação esquemática sobre o que fazer, mas se coloca como um momento de elaboração sobre o mundo existente levando em conta os momentos anteriores da música brasileira, nesse sentido Jards é promotor de uma reflexividade sobre o período que buscou ultrapassar um consciência ingênua e demonstrou no desejo de um futuro aberto a possibilidade de um mundo que pode ser tanto belo como mórbido, assim Jards pode ser visto como um artistas que por meio de sua obra apresenta os elementos de barbárie em um Brasil que tem uma indústria cultural em ascensão e um governo militar ditatorial. Por último, Jards foi avaliado como um artista que persiste na ideia de arte de vanguarda, ao fazer uma crítica aos modos de produção da arte de sua época e por consequência ao mundo social, nesse sentido Jards foi visto como uma neovanguarda por persistir nos sentidos de vanguarda em época distinta das vanguardas históricas. |
Abstract: | Resume: This work aims to analyze the work of Jards Macalé, especially his production between 1969 and 1980. This section covers Jards' most significant production during the period of the military dictatorship. The idea is to analyze the relationships between the cultural industry and art in this period, the modes of resistance and interpretations and the avant-garde meanings for such a Brazilian context. Through Jards' songs, the process of solidification of a cultural industry is interpreted in which political art, as a project that was at the service of a radical transformation of Brazilian society, is exhausted, this political art project can be crystallized in the desired ways in the 1960s by organizations such as the Centros de Cultura Popular - CPC of the União Nacional dos Estudantes – UNE, other political and social projects present at the time can also be interpreted as the cosmopolitan vision found in the tropicalismo, who had as their line the union between the modern and traditional in an internationalized world, opposing a nationalist reading such as that of the CPC. Another project found was the presentist counterculture that can be seen in Novos Baianos, in which the idea of planning for the future is suspended, what can be done is to live in the here and now. In Jards' work, a project with diffuse dimensions was found, as it is based on the negativity of the world, without there being a schematic guidance on what to do, but it stands as a moment of elaboration on the existing world, considering the previous moments of the Brazilian music., in this sense Jards is a promoter of a reflexivity on the period that sought to overcome a naive conscience and demonstrated in the desire for an open future the possibility of a world that can be both beautiful and morbid, thus Jards can be seen as an artist who presents the elements of barbarism in a Brazil that has a growing cultural industry and a dictatorial military government. Finally, Jards was evaluated as an artist who persists in the idea of avant-garde art, by criticizing the modes of art production of his time and consequently the social world, in this sense Jards was seen as a neo-avant-garde for persisting in the meanings avant-garde in a different era from historical avant-gardes. |
Palavras-chave: | Macalé, Jards, 1943- Sociologia - Música Ditadura militar - Brasil Indústria cultural Sociology - Music Military dictatorship |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Sociologia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Sociologia |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32200 |
Data do documento: | 5-Fev-2024 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MathêusSampaioDaSilvaLima_Dissert.pdf | 1,4 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons