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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32208
Tipo: Dissertação
Título: Da liberdade à falta de reconhecimento : aposentadoria e saúde mental de professoras e professores universitários
Autor(es): Genuino, Elaine Milena Alves
Primeiro Orientador: Souza, Paulo César Zambroni de
Resumo: Esta dissertação tem como objetivo principal analisar a relação entre a aposentadoria e saúde mental de professores universitários, de instituições públicas, que se afastaram de suas práticas laborais em sala de aula. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa com quinze professores universitários aposentados, sob aplicação de dois instrumentos, um questionário sociodemográfico e uma entrevista semiestruturada. Para análise do material produzido na pesquisa foi utilizada a análise de conteúdo com recortes por temas. A partir dessa etapa, foram identificadas três categorias centrais: I. Particularidades do trabalho docente universitário; II. A vivência da Aposentadoria; e III. Aposentadoria e saúde. Mediante essas categorias, foram produzidos os artigos que compõem esta dissertação, todos fundamentados teoricamente pela Psicodinâmica do Trabalho. Dessa forma, o artigo I objetivou caracterizar as compreensões de professores universitários aposentados acerca do trabalho docente. O artigo II teve como objetivo investigar as repercussões da aposentadoria na vida de professores universitários. E o artigo III teve como objetivo identificar como os professores universitários aposentados compreendem a relação entre saúde e aposentadoria. De modo geral, os resultados obtidos nos estudos sinalizam para os fatores que estão presentes na aposentadoria e que podem resultar no adoecimento mental dos indivíduos. Entre os principais elementos estão a falta de reconhecimento na aposentadoria, os impactos desta fase para a identidade dos indivíduos, o contexto que a aposentadoria foi efetivada, o ócio mediante a ausência de atividade de trabalho, as questões de gênero e os papeis socialmente atribuídos ao feminino, a perda dos status sociais – fornecido pelo trabalho, a entrada na fase de envelhecimento e a falta de planejamento para aposentadoria.
Abstract: This dissertation aims to analyze the relationship between retirement and the mental health of university professors from public institutions who have retired from their classroom practices. To this end, qualitative research was conducted with fifteen retired university professors, using two instruments: a sociodemographic questionnaire and a semi-structured interview. The content analysis method with thematic cuts was employed to analyze the material produced in the research. From this stage, three central categories were identified: I. Specificities of university teaching work; II. Experience of Retirement; and III. Retirement and health. Based on these categories, the articles composing this dissertation were produced, all theoretically grounded in the Psychodynamics of work. Thus, Article I aimed to characterize retired university professors' understandings of teaching work. Article II aimed to investigate the repercussions of retirement on the lives of university professors. And Article III aimed to identify how retired university professors understand the relationship between health and retirement. Overall, the results obtained in the studies indicate the factors present in retirement that can result in individuals' mental illness. Among the main elements are the lack of recognition in retirement, the impacts of this phase on individuals' identities, the context in which retirement was implemented, leisure due to the absence of work activity, gender issues and socially attributed roles to femininity, loss of social status provided by work, entering the aging phase, and lack of retirement planning.
Palavras-chave: Saúde mental - Aposentados
Aposentadoria
Professores universitários
Psicodinâmica do trabalho
University professors
Retirement
Health
Psychodynamics of work
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicologia Social
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32208
Data do documento: 28-Mar-2024
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social

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