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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32241
Tipo: Tese
Título: Criatividades musicais e suas manifestações em um contexto de vulnerabilidade social
Autor(es): Amorim, Quézia Priscila de Barros Silva
Primeiro Orientador: Almeida, Cristiane Maria Galdino de
Resumo: Esta tese é resultado de uma investigação qualitativa na área de Educação Musical que objetivou a compreensão das relações entre o habitus do músico e as representações sociais da música em dinâmicas criativas provenientes de um contexto de vulnerabilidade social, utilizando como instrumento de verificação a Oficina de Criatividades Musicais (OCM), desenvolvida ao longo da construção de pontes bibliográficas, epistemológicas e metodológicas contidas neste trabalho, considerando, também, particularidades do referido contexto socioeducativo. Essas construções apontam para a compreensão da importância da aproximação entre as temáticas de criatividade musical e vulnerabilidade social, a partir do pressuposto de que o ideal de democratização da experiência musical significativa e acessível a todos se encontra intrinsecamente ligado às vivências criativas de sujeitos em situação de aprendizagem. Fundamentando aspectos concernentes a essa, e outras aproximações, faço uso da conjugação entre as noções de habitus de campo social de Pierre Bourdieu e as representações sociais de Serge Moscovici, no intuito de relacionar o “por que” do “como” nos pressupostos teóricos e ações desenvolvidas na OCM, incluindo a análise do próprio habitus, na qualidade de professora-pesquisadora, admitindo o termo “criatividades musicais” (no plural), proposto por Pamela Burnard, no intuito de abordar multiplicidade de experiências criativas em música e suas diferentes manifestações na sociedade. Para a construção de pontes metodológicas, parto de uma perspectiva reflexiva, que buscou mobilizar técnicas consideradas pertinentes ao objeto de estudo, admitindo, neste caso específico, a aproximação da modalidade socialmente crítica da pesquisa-ação política à essa pesquisa-ação educacional desenvolvida no Lar Educativo Cristão (LEC) situado na periferia da cidade de Santa Rita – PB, junto a crianças e adolescentes com idades compreendidas entre 08 e 13 anos. Os resultados mostraram que a análise abrangente do habitus do músico e das representações sociais de música no referido contexto atuaram como centros disposicionais das criatividades musicais, ampliando, assim, reflexões sobre a temática da criatividade musical em contextos de vulnerabilidade social, sugerindo novos direcionamentos para pesquisas futuras no campo da educação musical.
Abstract: This doctoral thesis stems from a qualitative investigation in the field of Music Education, aiming to comprehend the relationships between musicians' habitus and social representations of music in creative dynamics within a context of social vulnerability. The study utilized the Musical Creativities Workshop (MCW) as a verification instrument, developed through the establishment of bibliographic, epistemological, and methodological bridges, taking into account the specificities of the socioeducational context. These constructions highlight the importance of bridging musical creativity and social vulnerability, grounded in the assumption that democratizing significant and accessible musical experiences for everyone is intrinsically linked to the creative experiences of individuals in learning situations. Drawing on Pierre Bourdieu's field social habitus and Serge Moscovici's social representations, the thesis explores the "why" and "how" within theoretical assumptions and actions in the MCW. The term "musical creativities" (plural), proposed by Pamela Burnard, is adopted to address the multiplicity of creative experiences in music and their diverse manifestations in society. Methodologically, the study adopts a reflexive perspective, integrating techniques relevant to the research subject. In this specific case, it aligns with the socially critical research-action modality, merging it with educational research conducted at the Christian Educational Home (CEH) in the outskirts of Santa Rita – PB, involving children and adolescents aged 8 to 13. The results demonstrate that the comprehensive analysis of musicians' habitus and social representations of music in the specified context served as dispositional centers for musical creativities, expanding reflections on the theme of musical creativity in contexts of social vulnerability and suggesting new directions for future research in the field of music education.
Palavras-chave: Criatividade musical
Vulnerabilidade social
Habitus - Músico
Representações sociais
Musical creativity
Social vulnerability
Habitus - Musician
Social representations
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Música
Programa: Programa de Pós-Graduação em Música
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32241
Data do documento: 20-Dez-2023
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

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