Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3225
Tipo: TCC
Título: A pontuação no ensino, uma análise de livros didáticos
Autor(es): Peixoto, Rafael de Mello Gouveia
Primeiro Orientador: Esvael, Eliana Vasconcelos da Silva
Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral discutir sobre o ensino da pontuação na língua portuguesa, tema presente no conteúdo escolar que abrange não apenas as aulas de gramática, mas também as de produção textual. Esse trabalho se justifica, portanto, pela necessidade de um melhor entendimento da pontuação. Pretendemos mostrar que a pontuação já é abordada, em manuais trabalhados na educação básica, em uma perspectiva discursiva, mesmo assim o conhecimento dos alunos fica aquém do esperado. Tomamos como material de análise livros didáticos, a fim de percebermos como é abordado o ensino de pontuação segundo os autores William Cereja e Thereza Cochar. Realizamos uma comparação entre um livro do ensino fundamental e um do ensino médio a fim de avaliar se ambos estão de acordo com uma abordagem discursiva do ensino ou não. Com isso pretendemos contribuir para o melhor entendimento e ensino desse importante assunto. Para fundamentarmos este trabalho usamos estudos de Dahlet (2006), Possenti (2001), Junkes (2002), entre outros, além de usarmos gramáticas de Cegalla e Bechara. Como resultado, foi constatado que os livros, apesar de algumas limitações, trabalham a pontuação de modo discursivo, o que demonstra que há livros didáticos que atendem às orientações curriculares.
Abstract: not available.
Palavras-chave: Língua portuguesa - ensino
Pontuação.
Norma.
Livros didáticos
Discursividade.
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Clássicas e Vernáculas
Tipo de Acesso: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3225
Data do documento: 25-Fev-2015
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RMGP15022015.pdf4,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons