Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32277
Tipo: TCC
Título: A fotografia como ferramenta pedagógica na educação infantil
Autor(es): Barbalho, Paula Marcela Gomes de Santana
Primeiro Orientador: Galvíncio, Amanda Sousa
Resumo: Este trabalho explora a utilização da fotografia como uma ferramenta pedagógica na Educação Infantil. A pesquisa teve como objetivo principal investigar e analisar como professoras da Educação Infantil utilizam a fotografia em suas práticas pedagógicas, destacando as percepções, experiências e desafios enfrentados por elas, no município de Goiana, Pernambuco. A metodologia utilizada foi de natureza qualitativa, baseada em uma revisão bibliográfica abrangente, fundamentada em autores como Júlio (2016), Pontes (2024), Borba (2017), Campanholi (2014), Gobbi (2012), Anjos e Barreto (2022), Sonego (2010) que abordam o estudo da fotografia como ferramenta pedagógica, além da aplicação de um questionário estruturado as professoras de diferentes contextos escolares, tanto da rede pública, quanto da rede privada. Os resultados indicaram que a fotografia é amplamente reconhecida pelas professoras como uma ferramenta importante para o registro e a documentação das atividades pedagógicas, além de ser um recurso significativo para o estímulo à aprendizagem das crianças, destacando a versatilidade da fotografia em diversos contextos educacionais, desde a documentação do desenvolvimento infantil até o uso em atividades que promovem a coordenação motora e a autoexpressão das crianças. Contudo, foram identificados desafios, ao analisar os dados, percebe-se que, para maximizar os benefícios pedagógicos da fotografia, é necessário investir em formação contínua e em recursos adequados, permitindo que as professoras integrem essa ferramenta de maneira mais estratégica e eficaz no processo das experiências educativas.
Abstract: This study explores the use of photography as a pedagogical tool in Early Childhood Education. The main objective of the research was to investigate and analyze how early childhood teachers incorporate photography into their teaching practices, highlighting their perceptions, experiences, and challenges in the municipality of Goiana, Pernambuco. The methodology adopted was qualitative in nature, based on an extensive literature review grounded in authors such as Júlio (2016), Pontes (2024), Borba (2017), Campanholi (2014), Gobbi (2012), Anjos and Barreto (2022), and Sônego (2010), who address the use of photography as a pedagogical tool. In addition, a structured questionnaire was applied to teachers from different school contexts, both public and private. The results indicated that teachers widely recognize photography as an important tool for recording and documenting pedagogical activities, as well as a meaningful resource to stimulate children's learning. The versatility of photography was highlighted across various educational contexts, from documenting children's development to activities promoting motor coordination and self-expression. However, challenges were identified in the data analysis. To maximize the pedagogical benefits of photography, continuous professional development and access to adequate resources are needed, enabling teachers to integrate this tool more strategically and effectively into educational experiences. Keywords: Photography; Early Childhood Education; Teaching-Learning Process.
Palavras-chave: Fotografia
Educação infantil
Prática pedagógica
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32277
Data do documento: 25-Out-2024
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PMGSB01112024.pdf1,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons