Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32282
Tipo: | TCC |
Título: | Bullying na rede pública de educação: um estudo no municípiode Mamanguape/PB |
Autor(es): | Lima, Jordânia Naiara dos Santos |
Primeiro Orientador: | Leite, Ivonaldo Neres |
Resumo: | A violência escolar é um fenômeno preocupante que ocorre cotidianamente e tem impactos significativos na vida dos estudantes, professores e da comunidade escolar como um todo. Pode se manifestar de várias formas, incluindo agressões físicas, verbais, intimidação, discriminação, etc. O bullying é um tipo de violência escolar com conceituação específica, na medida em que ele corresponde à violência praticada entre estudantes, isto é, entre pares. Trata-se de um fenômeno que gera consequências não só às vítimas, mas também para os agressores e espectadores dos atos violentos. Este trabalho teve como objetivo geral descrever as perspectivas de alunos, professores e gestor de uma escola da rede estadual de ensino localizada em Mamanguape sobre o fenômeno bullying. Os objetivos específicos foram: 1) Identificar as ocorrências de bullying na Escola Umbelina Garcez. 2) Pesquisar a percepção dos alunos, professores e gestor da Escola Umbelina Garcez sobre o bullying. 3) Averiguar as ações da gestão escolar em função do fenômeno bullying. A metodologia foi fundamentada nos princípios da pesquisa qualitativa de natureza exploratória, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com professores, alunos e o gestor da instituição. Do ponto de vista do referencial teórico, teve-se em atenção, por exemplo, formulações conceituais como violência na escola, violência à escola e violência da escola, conforme a elaboração de Bernard Charlot, assim como as categorias bullying direto e bullying indireto. Dentre outros achados da pesquisa, foi constatado que os casos de bullying afetam com maior frequência grupos minoritários, como homossexuais, obesos, estudantes com traços de timidez, etc. Verificou-se ainda que as medidas adotadas pela escola se circunscrevem aos casos de agressão física, e correspondem a suspensões temporárias das aulas e solicitação da presença dos pais na escola. Entre os elementos conclusivos, é enfatizado que não há um modo único de enfrentar o fenômeno bullying, mas é importante apostar em estratégias de mediação de conflito a partir das relações de sociabilidade e da persuasão junto aos estudantes. |
Abstract: | School violence is a worrying phenomenon that occurs daily and has significant impacts on the lives of students, teachers and the school community as a whole. It can manifest itself in many ways, including physical and verbal aggression, intimidation, discrimination, etc. Bullying is a type of school violence with a specific conceptualisation, insofar as it corresponds to violence committed between students, that is, between peers. It is a phenomenon that generates consequences not only for the victims, but also for the aggressors and spectators of the violent acts. The general objective of this work was to describe the perspectives of students, teachers and manager of a state school located in Mamanguape on the phenomenon of bullying. The specific objectives were: 1) To identify the occurrences of bullying at Umbelina Garcez School; 2) To research the perceptions of students, teachers, and school administrators at Umbelina Garcez School about bullying; 3) To investigate the school management actions focused on bullying. To achieve such a purpose, methodologically, semi-structured interviews were conducted with teachers, students and the institution's manager. From the point of view of the theoretical framework, attention was paid, for example, to conceptual formulations such as violence at school, violence against school and violence perpetrated by the school (according to Bernard Charlot's elaboration), as well as the categories direct bullying and indirect bullying. Among other research findings, it was found that cases of bullying most often affect minority groups such as homosexuals, obese, shy students, etc. It was also found that the measures adopted by the school are limited to cases of physical aggression, and correspond to temporary suspensions from classes and requesting the presence of parents at school. Among the concluding elements, it is emphasized that there is no single way of facing the bullying phenomenon, but it is important to focus on conflict mediation strategies based on sociability relationships, as well as on persuasion towards students. |
Palavras-chave: | Violência escolar bullying Cotidiano escolar |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32282 |
Data do documento: | 14-Jun-2023 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JordâniaNaiaradosSantosLima_TCC.pdf | TCC | 530,68 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
JordâniaNaiaradosSantosLima_TERMO.pdf | TERMO | 318,68 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons