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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32303
Tipo: | Dissertação |
Título: | Entre antigos e modernos: representações de Cleópatra VII na peça “Antônio e Cleópatra”, de William Shakespeare, de 1607 |
Autor(es): | Lima, Bruna Rafaela de |
Primeiro Orientador: | Souza, Guilherme Queiroz de |
Resumo: | Neste trabalho, abordamos as contribuições de William Shakespeare, um dos mais famosos expoentes da dramaturgia elisabetana, na representação feita sobre a rainha egípcia Cleópatra VII, na peça Antônio e Cleópatra, de 1607. A partir dos conceitos de recepção (JAUSS, 1994) e representação (CHARTIER, 1991), percebemos como o autor imprime em sua escrita as questões de sua época, no movimento que compreende a leitura de textos de autores da antiguidade clássica greco-romana para a posterior construção da representação de personagens históricos enquanto componentes de suas peças teatrais. Tendo as transformações ocorridas na Inglaterra do século XVI como plano de fundo, problematizamos como as mudanças nas esferas política, religiosa, social e cultural proporcionaram um ambiente propício para uma nova forma de fazer teatro. Colocando Cleópatra como personagem central de nossa investigação, utilizamos os conceitos de poder/poderes (PERROT, 1992) a fim de compreender seus papeis retratados na peça, a partir de suas relações com os demais personagens, a fim de também compreender a relevância do autor nessa construção. Buscamos também fazer um apanhado de como outras representações artísticas de Cleópatra são feitas a partir do texto de Shakespeare e quais as possibilidades de utilização da peça enquanto fonte para o ensino de História. |
Abstract: | In this work, we address the contributions of William Shakespeare, one of the most famous exponents of Elizabethan drama, in the representation of the Egyptian queen Cleopatra VII in the play "Antony and Cleopatra," written in 1607. Drawing from the concepts of reception (JAUSS, 1994) and representation (CHARTIER, 1991), we perceive how the author imbues his writing with the issues of his time, encompassing the reading of texts from authors of the Greco-Roman classical antiquity for the subsequent construction of the representation of historical characters as components of his theatrical plays. With the transformations in 16th century England as a backdrop, we examine how changes in the political, religious, social, and cultural spheres provided a conducive environment for a new form of theater. Placing Cleopatra as the central character of our investigation, we utilize the concepts of power/powers (PERROT, 1992) to understand her roles portrayed in the play, based on her relationships with other characters, in order to comprehend the author's relevance in this construction. We also aim to provide an overview of how other artistic representations of Cleopatra are derived from Shakespeare's text and explore the possibilities of using the play as a source for teaching history. |
Palavras-chave: | História - Ensino Cleópatra - Representações Shakespeare, William, 1564-1616 Antônio e Cleópatra (1607) - Peça teatral Teatro elizabetano History - Teaching Cleopatra - Representations Antony and Cleopatra (1607) - Theatrical play Elizabethan theater |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | História |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em História |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32303 |
Data do documento: | 12-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em História |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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