Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32314
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Monique Leandro da-
dc.date.accessioned2024-11-05T13:42:15Z-
dc.date.available2024-06-27-
dc.date.available2024-11-05T13:42:15Z-
dc.date.issued2024-05-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32314-
dc.description.abstractThis dissertation addresses teaching practices regarding Heritage Education and the Teaching of Local History through research conducted in the city of Pirpirituba–PB, with a special focus on Monsenhor Walfredo Leal School and Nossa Senhora do Rosário Mother Church, in dialogue with other relevant heritage sites in the city. Recognizing the importance of local themes throughout the final years of elementary education, understanding them as a continuous and integrated process, not limited to the early years, our research was structured with the conviction that students' experiences and their relationship with the community are fundamental throughout the educational journey. The work presents itself as a pedagogical proposal aimed at teaching Local History and Heritage Education, aiming to raise awareness of and value the cultural expressions and memory present in students' everyday lives. It also seeks to contribute to a better understanding of Pirpirituba's history and to stimulate future and necessary research on this local history. The final product is the creation of an Activity Workbook intended for History teachers and related areas, providing guidance on how to incorporate the proposals of this work with high school students, and it can be adapted for any grade in the final years of elementary education. The manual explores the use of pedagogical activities both inside and outside the classroom, aiming to promote a more engaged approach to History teaching with the local context, encouraging students to pay closer attention to the cultural manifestations and identities surrounding them, as well as their appreciation and the development of a solid historical consciousness.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson R. L. A. Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2024-11-05T13:42:15Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MoniqueLeandroDaSilva_Dissert.pdf: 6534303 bytes, checksum: d55b69ab19f82cf57dcd6ee6e8d3eeb1 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-11-05T13:42:15Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MoniqueLeandroDaSilva_Dissert.pdf: 6534303 bytes, checksum: d55b69ab19f82cf57dcd6ee6e8d3eeb1 (MD5) Previous issue date: 2024-05-20en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de Históriapt_BR
dc.subjectHistória localpt_BR
dc.subjectEducação patrimonialpt_BR
dc.subjectPatrimônio culturalpt_BR
dc.subjectPirpirituba - Paraíbapt_BR
dc.subjectHistory teachingpt_BR
dc.subjectLocal historypt_BR
dc.subjectCultural heritagept_BR
dc.subjectHeritage educationpt_BR
dc.titleOlhares sobre a história de Pirpirituba-Paraíba : uma perspectiva de ensino de história local por meio da educação patrimonialpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Pessoa, Ângelo Emílio da Silva-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8488372480151634pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2951484732892758pt_BR
dc.description.resumoEsta dissertação aborda a prática docente em torno da Educação Patrimonial e Ensino de História Local por meio de pesquisa realizada na cidade de Pirpirituba–PB, com especial ênfase na Escola Monsenhor Walfredo Leal e na Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário, em diálogo com outros bens patrimoniais relevantes da cidade. Reconhecendo a relevância das temáticas locais ao longo dos Anos Finais do Ensino Fundamental, entendendo-as como um processo contínuo e integrado, e não apenas restritas aos Anos Iniciais, nossa pesquisa foi estruturada com a convicção de que a experiência do aluno e sua relação com a comunidade são fundamentais em todo o percurso educacional. O trabalho se apresenta como uma proposta pedagógica voltada para o ensino de História Local e Educação Patrimonial, visando conscientizar e valorizar as expressões culturais e a memória presentes no cotidiano dos alunos. Também busca contribuir para um melhor conhecimento da história de Pirpirituba e estimular futuras e necessárias pesquisas acerca dessa história local. O produto final é a criação de um Caderno de Atividades destinado a professores de História e áreas relacionadas, com orientações sobre como incorporar as propostas deste trabalho com alunos e do Ensino Médio, podendo ser adaptado para qualquer série dos Anos Finais do Ensino Fundamental. O manual explora o uso de atividades pedagógicas tanto dentro quanto fora da sala de aula, visando promover um ensino de História mais engajado com o contexto local, despertando nos alunos um olhar mais atento para as manifestações culturais e identidades que os cercam, bem como a sua valorização e o desenvolvimento de uma consciência histórica sólida.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentHistóriapt_BR
dc.publisher.programMestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA)pt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MoniqueLeandroDaSilva_Dissert.pdf6,38 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons