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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32321
Tipo: TCC
Título: Necessidade da obrigatoriedade do ensino financeiro nas escolas na percepção dos estudantes de graduação da Paraíba
Autor(es): Silva, Dayvison Felix da
Primeiro Orientador: Duarte, Filipe Coelho de Lima
Resumo: Compreender a importância da educação financeira tornou-se crucial em um contexto global onde indivíduos e sociedades enfrentam desafios complexos relacionados ao gerenciamento de recursos financeiros. No Brasil, o tema ganha ainda mais relevância diante de evidências alarmantes de baixo nível de competência financeira, como demonstrado por pesquisas como o PISA e a S&P Ratings Services. A ausência de educação financeira desde a infância tem gerado consequências significativas, como o elevado índice de endividamento e inadimplência, conforme indicado pela PEIC. Nesse contexto, o trabalho teve por objetivo compreender a percepção dos estudantes do ensino superior da Paraíba sobre as necessidades de tornar obrigatório o ensino de educação financeira nas escolas. Os objetivos específicos incluem compreender a percepção dos estudantes sobre o papel do governo estadual na promoção da educação financeira, os desafios em relação à busca por educação financeira no país, verificar se iniciativas governamentais existentes estão sendo suficientes na visão dos entrevistados e avaliar a percepção dos estudantes sobre a obrigatoriedade do ensino financeiro. Para isto, foi realizado um questionário dividido em 3 blocos – possuindo 14 questões dos tipos de múltipla escolha e resposta curta, no qual foram recolhidas 83 respostas, sendo de graduandos de 29 graduações diferentes. A pesquisa evidencia que a maior parte dos entrevistados não tiveram acesso a educação financeira na época da escola e que mesmo entendendo que o tema é “extremamente importante” nas escolas, consideram que seus níveis de alfabetização financeira pessoal são “Ruins”, havendo assim, um descasamento entre a percepção do tema com a aplicabilidade no cotidiano nos entrevistados. Desta forma, conclui-se que mesmo com as iniciativas do Governo Federal, como a semana ENEF, os estudantes de graduação do estado da Paraíba não acreditam que esteja sendo feito o suficiente para promover a Educação Financeira no Brasil.
Abstract: Understanding the importance of financial education has become crucial in a global context where individuals and societies face complex challenges related to managing financial resources. In Brazil, the topic gains even more relevance in the face of alarming evidence of a low level of financial competence, as demonstrated by research such as PISA and S&P Ratings Services. The lack of financial education since childhood has generated significant consequences, such as the high rate of debt and default, as indicated by PEIC. In this context, the work aimed to understand the perception of higher education students in Paraíba about the need to make the teaching of financial education mandatory in schools. The specific objectives include understanding students' perception of the role of the state government in promoting financial education, the challenges in relation to the search for financial education in the country, verifying whether existing government initiatives are sufficient in the interviewees' view and evaluating the perception of students about mandatory financial education. For this, a questionnaire was carried out divided into 3 blocks – having 14 multiple choice and short answer questions, in which 83 responses were collected, from graduates of 29 different degrees. The research shows that most of the interviewees did not have access to financial education when they were in school and that even though they understand that the topic is “extremely important” in schools, they consider that their levels of personal financial literacy are “Bad”, thus having a mismatch between the perception of the topic and its applicability to everyday life in the interviewees. Therefore, it is concluded that even with the Federal Government's initiatives, such as the ENEF week, undergraduate students in the state of Paraíba do not believe that enough is being done to promote Financial Education in Brazil.
Palavras-chave: Educação Financeira
Alfabetização Financeira
Iniciativas educacionais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Finanças e Contabilidade
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32321
Data do documento: 30-Abr-2024
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

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