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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32323
Tipo: TCC
Título: Conhecimento dos gestores acerca das obrigações trabalhistas/previdenciárias: importância para o departamento pessoal
Autor(es): Santos, Eulalia Gomes da Silva
Primeiro Orientador: Araujo, Valdineide dos Santos
Resumo: Esta pesquisa teve por objetivo verificar o impacto dos gestores das micro e pequenas empresas conhecerem as obrigações trabalhistas e previdenciárias para o bom funcionamento do Departamento Pessoal nos escritórios de contabilidade. Para alcançar esse objetivo foi realizada uma pesquisa bibliográfica, descritiva e com abordagem qualitativa e quantitativa. Para coletar os dados foram aplicados dois questionários, um para escritórios de contabilidade, que teve adesão de 20 escritórios, e outro para gestores de micro e pequenas empresas, que teve adesão de 22 empresas. Os dados obtidos foram apresentados em forma de tabela e os resultados mostraram que, para a maior parte dos escritórios, o conhecimento dos gestores sobre a legislação trabalhista é impactante para o departamento pessoal, porém não geram grandes consequências como atrasos ou multas. Também percebeu-se que o nível de conhecimento dos gestores acerca da legislação é baixo e que os escritórios, apesar de solicitarem mais de uma vez, não possuem grande dificuldade em receber informações dos clientes. Assim, é importante que os clientes possuam conhecimento acerca da legislação, não somente para facilitar o trabalho no Departamento Pessoal nos escritórios, mas também para fiscalizar se eles estão realizando um bom trabalho.
Abstract: Esta pesquisa teve por objetivo verificar o impacto dos gestores das micro e pequenas empresas conhecerem as obrigações trabalhistas e previdenciárias para o bom funcionamento do Departamento Pessoal nos escritórios de contabilidade. Para alcançar esse objetivo foi realizada uma pesquisa bibliográfica, descritiva e com abordagem qualitativa e quantitativa. Para coletar os dados foram aplicados dois questionários, um para escritórios de contabilidade, que teve adesão de 20 escritórios, e outro para gestores de micro e pequenas empresas, que teve adesão de 22 empresas. Os dados obtidos foram apresentados em forma de tabela e os resultados mostraram que, para a maior parte dos escritórios, o conhecimento dos gestores sobre a legislação trabalhista é impactante para o departamento pessoal, porém não geram grandes consequências como atrasos ou multas. Também percebeu-se que o nível de conhecimento dos gestores acerca da legislação é baixo e que os escritórios, apesar de solicitarem mais de uma vez, não possuem grande dificuldade em receber informações dos clientes. Assim, é importante que os clientes possuam conhecimento acerca da legislação, não somente para facilitar o trabalho no Departamento Pessoal nos escritórios, mas também para fiscalizar se eles estão realizando um bom trabalho.
Palavras-chave: Administradores
Legislação trabalhista
Legislação previdenciária
Ciências Contábeis
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Finanças e Contabilidade
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32323
Data do documento: 29-Abr-2024
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

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