Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32330
Tipo: TCC
Título: Significações da formação docente: uma análise das experiências formativas entre o programa residência pedagógica e os estágios supervisionados
Autor(es): Marques, Thays Maria de Sousa
Primeiro Orientador: Albino, Ângela Cristina Alves
Resumo: O presente trabalho, faz uma análise comparativa sobre os dois processos de formação inicial docente, o Programa Residência Pedagógica (PRP) e os Estágios Supervisionados, evidenciados pelos licenciandos do curso de Ciências Biológicas do Centro de Ciências Agrárias/Campus II da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Ao verificar as diferenças nos encaminhamentos práticos dos Estágios Supervisionados e o PRP, foi possível observar a importância de ambas as experiências, porém, cada uma com suas particularidades. Analisar e comparar processos de formação docente, exige um cuidado para argumentar cada processo. Nesse sentido, tem-se como objetivos deste trabalho destacar os encaminhamentos de cada processo de formação inicial docente de forma comparativa. Ao buscar analisar as vivências, experiências, planejamento, direcionamento das atividades e qualidade do processo, farei uma análise das experiências formativas, não para estigmatizar processos, mas para evidenciar os encaminhamentos de prática pedagógica de cada espaço formativo. A metodologia se tratou de uma pesquisa qualitativa, comparativa, de cunho bibliográfico e autobiográfico pelos participantes, utilizando-se de registros de 6 (seis) licenciandos do curso de Ciências Biológicas da UFPB. Como critério de seleção, foram selecionados, por adesão, os estudantes que cursaram qualquer um dos quatros Estágio Supervisionado e que foram residentes no PRP. Os resultados obtidos por meio das análises autobiográficas apontam que ambos os modelos formativos são importantes, porém, o PRP oferece um leque de vivências e experiências mais abrangente, em relação aos Estágios Supervisionados. Nesse contexto, é evidente a necessidade de oferecer para estudantes da licenciatura formações docentes onde tenha tempo e práticas educacionais de qualidade.
Abstract: The present work makes a comparative analysis of the two processes of initial teacher training, the Pedagogical Residency Program (PRP) and the Supervised Internships, evidenced by the undergraduates of the Biological Sciences course at the Center for Agrarian Sciences/Campus II of the Federal University of Paraíba (UFPB). By verifying the differences in the practical referrals of the Supervised Internships and the PRP, it was possible to observe the importance of both experiences, however, each with its own particularities. Analyzing and comparing teacher training processes requires care to argue each process. In this sense, the objectives of this work are to highlight the differences, differences and referrals of each process of initial teacher training. By seeking to analyze the experiences, planning, direction of activities and quality of the process, we will make comparisons, not to stigmatize processes, but to highlight the directions of pedagogical practice of each formative space. The methodology was a qualitative, comparative, bibliographic and autobiographical research by the participants, using records of 6 (six) undergraduate students of the Biological Sciences course at UFPB. As a selection criterion, students who attended any of the four Supervised Internships and who were residents of the PRP were selected, by adhesion. The results obtained through the autobiographical analyses indicate that both formative models are important, however, the PRP offers a more comprehensive range of experiences and experiences, in relation to the Supervised Internships. In this context, it is evident the need to offer teaching students teacher training where they have time and quality educational practices.
Palavras-chave: Docência
Formação inicial
Programas
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Fundamentais e Sociais
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32330
Data do documento: 29-Out-2024
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TMSM06112024 - MB303.pdf941,3 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons