Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32331
Tipo: | TCC |
Título: | A importância da educação de jovens e adultos para agricultores familiares de uma comunidade rural de Areia - Paraíba |
Autor(es): | Cruz, Marcos Vinícius Pereira da |
Primeiro Orientador: | Daxenberger, Ana Cristina Silva |
Resumo: | A educação de jovens e adultos (EJA) há anos, no Brasil, tem se consolidado como uma Política de Inclusão para os menos favorecidos economicamente e está assegurada pela Constituição Federal (1988) e Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional (1996). Este trabalho teve por objetivo identificar e compreender sobre a importância da educação de jovens e adultos na vida de agricultores rurais de uma comunidade no município de Areia, estado da Paraíba. A pesquisa caracterizou-se de abordagem qualitativa, de cunho descritivo analítico, tendo como participantes 8 estudantes da EJA, na zona rural do munícipio de Areia, estado da Paraíba, e a coleta de dados foi desenvolvida entre 1 de janeiro a 29 de fevereiro de 2024. Como instrumento de pesquisa foi utilizado a entrevista com roteiro semiestruturado, sendo os dados transcritos e organizados em eixos temáticos, os quais são: a) motivação; b) razões de não conclusão de estudos em idade apropriada; c) dificuldades no processo de escolarização; d) relações sociais: professor/aluno e entre aluno/aluno, os quais foram analisados e organizados à luz de Bardin (1979). |
Abstract: | For years, youth and adult education (EJA) in Brazil has been consolidated as an Inclusion Policy for the economically disadvantaged and is guaranteed by the Federal Constitution (1988) and the National Education Guidelines and Bases Law (1996). This work aimed to identify and understand the importance of education for young people and adults in the lives of rural farmers in a community in the municipality of Areia, state of Paraíba. The research was characterized by a qualitative approach, with an analytical descriptive nature, with participants being 8 EJA students, in the rural area of the municipality of Areia, state of Paraíba, and was carried out between January 1st and February 29th, 2024. As an instrument In the research, an interview with a semi-structured script was used, with the data transcribed and organized into thematic axes, as follows: a) Motivation; b) Reasons for not completing studies at an appropriate age; c) Difficulties in the schooling process; d) Social relationships: teacher/student and between student/student, which were analyzed and organized in light of Bardin (1979). |
Palavras-chave: | Inclusão social Políticas públicas Desenvolvimento rural |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Fundamentais e Sociais |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32331 |
Data do documento: | 11-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MVPC06112024 - MB304.pdf | 1,45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons