Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32331
Tipo: TCC
Título: A importância da educação de jovens e adultos para agricultores familiares de uma comunidade rural de Areia - Paraíba
Autor(es): Cruz, Marcos Vinícius Pereira da
Primeiro Orientador: Daxenberger, Ana Cristina Silva
Resumo: A educação de jovens e adultos (EJA) há anos, no Brasil, tem se consolidado como uma Política de Inclusão para os menos favorecidos economicamente e está assegurada pela Constituição Federal (1988) e Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional (1996). Este trabalho teve por objetivo identificar e compreender sobre a importância da educação de jovens e adultos na vida de agricultores rurais de uma comunidade no município de Areia, estado da Paraíba. A pesquisa caracterizou-se de abordagem qualitativa, de cunho descritivo analítico, tendo como participantes 8 estudantes da EJA, na zona rural do munícipio de Areia, estado da Paraíba, e a coleta de dados foi desenvolvida entre 1 de janeiro a 29 de fevereiro de 2024. Como instrumento de pesquisa foi utilizado a entrevista com roteiro semiestruturado, sendo os dados transcritos e organizados em eixos temáticos, os quais são: a) motivação; b) razões de não conclusão de estudos em idade apropriada; c) dificuldades no processo de escolarização; d) relações sociais: professor/aluno e entre aluno/aluno, os quais foram analisados e organizados à luz de Bardin (1979).
Abstract: For years, youth and adult education (EJA) in Brazil has been consolidated as an Inclusion Policy for the economically disadvantaged and is guaranteed by the Federal Constitution (1988) and the National Education Guidelines and Bases Law (1996). This work aimed to identify and understand the importance of education for young people and adults in the lives of rural farmers in a community in the municipality of Areia, state of Paraíba. The research was characterized by a qualitative approach, with an analytical descriptive nature, with participants being 8 EJA students, in the rural area of the municipality of Areia, state of Paraíba, and was carried out between January 1st and February 29th, 2024. As an instrument In the research, an interview with a semi-structured script was used, with the data transcribed and organized into thematic axes, as follows: a) Motivation; b) Reasons for not completing studies at an appropriate age; c) Difficulties in the schooling process; d) Social relationships: teacher/student and between student/student, which were analyzed and organized in light of Bardin (1979).
Palavras-chave: Inclusão social
Políticas públicas
Desenvolvimento rural
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Fundamentais e Sociais
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32331
Data do documento: 11-Out-2024
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MVPC06112024 - MB304.pdf1,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons