Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32334
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Análise dos impactos e características de cargos de gestão exercidos por profissionais que não são administradores em uma universidade federal brasileira
Autor(es): Lima, Elaine Cristine Moura de
Resumo: A gestão em universidades é normalmente exercida por profissionais que não são formados em administração. Estes profissionais vivenciam dificuldades e desafios provenientes da sua ausência de conhecimento em ferramentas de gestão e da própria ciência administrativa. Sob tal perspectiva, este trabalho analisa os impactos e características de cargos de gestão organizacional exercidos por profissionais que não são administradores em uma Universidade Federal Brasileira. A metodologia caracteriza-se como qualitativa do tipo exploratória, utilizando como instrumento para coleta de dados a entrevista semiestruturada com seis docentes que atuam em cargos gerenciais. Os dados coletados foram analisados por meio de análise de conteúdo, através da codificação e categorização que permite uma interpretação mais aprofundada das informações adquiridas. Como resultado, identificou-se que os docentes que ocupam cargos de gestão em uma universidade federal brasileira enfrentam desafios significativos devido à falta de formação específica em administração, resultando em insegurança na tomada de decisões e resistência ao uso de ferramentas gerenciais. Conclui-se que a implementação de programas de capacitação em gestão é essencial para aprimorar as competências gerenciais desses profissionais e trazer melhorias para a administração da instituição, bem como para que eles tenham mais autonomia e confiabilidade em exercer suas tarefas.
Abstract: Management in universities is usually performed by professionals who do not have a degree in administration. These professionals experience difficulties and challenges arising from their lack of knowledge in management tools and in administrative science itself. From this perspective, this study analyzes the impacts and characteristics of organizational management positions held by professionals who are not administrators in a Brazilian Federal3 University. The methodology is characterized as qualitative and exploratory, using as a data collection instrument the semi-structured interview with six professors who work in management positions. The collected data were analyzed through content analysis, through coding and categorization that allows a more in-depth interpretation of the acquired information. As a result, it was identified that professors who occupy management positions in a Brazilian federal university face significant challenges due to the lack of specific training in administration, resulting in insecurity in decision-making and resistance to the use of management tools. It is concluded that the implementation of management training programs is essential to improve the managerial skills of these professionals and bring improvements to the administration of the institution, as well as to give them more autonomy and confidence in carrying out their tasks.
Palavras-chave: cargos de gestão
administradores
universidade
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32334
Data do documento: 17-Out-2024
Aparece nas coleções:TCC - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ElaineCristineMouradeLima_ARTIGO.pdfARTIGO795,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
ElaineCristineMouradeLima_TERMO.pdfTERMO208,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons