Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3234
Tipo: | TCC |
Título: | Design educacional: criação e implementação de capacitação continuada a distância para professores da rede estadual de educação básica da Paraíba |
Autor(es): | Figueiredo, Dennisy Silva de |
Primeiro Orientador: | Macêdo, Euler Cássio Tavares de |
Resumo: | O uso de Tecnologias na Educação constitui a oportunidade de explorar diversas formas para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem. As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) são suportes para o processo e podem ser encontradas e utilizadas de diversas maneiras. O Design educacional (DE) é um campo teórico que se divide em três aspectos: teoria, processo e produto. O seu principal objetivo é produzir estratégias, métodos e itens que facilitem a realização de metodologias educacionais, unindo o seu conceito a várias etapas de realização de soluções, que são criados para atender a uma necessidade de aprendizagem. No Ensino a Distância (EaD) o uso de TICs é frequente para atender as demandas dos alunos, além dos suportes utilizados. O EaD é uma forma de aprendizagem que necessita de organização e planejamento, além de produtos adequados pois com o seu caráter de distância entre alunos e professores/tutores, os método de ensino precisa ser eficaz e aproveitar as possibilidades existentes. Visando isso, buscou-se no Design educacional (DE) a resposta para o planejamento de uma solução educacional no EaD e a produção de produtos. Nessa busca, a oportunidade para realização de uma solução educacional surge através do Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) entre a Universidade Federal da Paraíba e Governo do Estado da Paraíba que necessitam da capacitação de professores do ensino básico na utilização de kits didáticos. Para atingir o objetivo foi realizado o desenvolvimento de um curso de capacitação EaD para professores desenvolvido sob as estratégias, métodos e produtos do DE. A partir de fundamentos teóricos, o curso é construído em cinco etapas: análise, design, desenvolvimento, implementação e avaliação. Na fase de análise, através de relatório foi identificado o número de 7.858 professores do ensino básico ligados a 399 escolas de ensino médio, distribuídos em 14 regionais dos 223 municípios componentes do estado da Paraíba. Para o desenvolvimento foi selecionado o Design educacional contextualizado, com metamodelo educacional para a realização da Matriz de planejamento. A partir da Matriz, os produtos são planejados na fase do Design e realizados na fase de Desenvolvimento. A fase de Implementação foi realizada através do Ambiente virtual de Aprendizagem (AVA) criado no Moodle Cloud. Descobriu-se que escolhas realizadas nas cinco etapas nos mostram que a construção de um produto educacional é complexa, embora flexível, pois valoriza as competências, os processos e as tecnologias necessárias para a elaboração. Isso significa que a utilização do DE para a produção de soluções para o EaD é indicada pois tem um compromisso com a aprendizagem. A complexidade dos projetos educacionais é propensa à exploração pelo DE, que observa os processos de gestão de projetos, gestão do conhecimento, e apresenta como objetivo intrínseco o processo ensino-aprendizagem contribuindo para atender a necessidade de mais pesquisa e desenvolvimento na área. |
Abstract: | The use of Technologies in Education is the opportunity to explore diverse ways for the development of the teaching-learning process. Information and Communication Technologies (ICTs) are supporters of the process and can be found and used in a variety of ways. Educational Design (DE) is a theoretical field that is divided into three aspects: theory, process and product. Its main objective is to produce strategies, methods and items that facilitate the realization of educational methodologies, linking its concept to several stages of realizing solutions, which are created to meet a learning need. In Distance Learning (EaD) the use of ICTs is frequent to meet the demands of students, in addition to the supports used. The EaD is a form of learning that needs organization and planning, as well as adequate products because its distance between students and teachers / tutors, teaching methods need to be effective and take advantage of existing possibilities. Aiming at this, educational design (DE) was searched for the answer to the planning of an educational solution in EaD and the production of products. In this search, the opportunity for the realization of an educational solution arises through the Research and Development (R & D) Project between the Federal University of Paraíba and the Government of the State of Paraíba that require the training of teachers of basic education in the use of teaching kits. To achieve this goal, the development of an EAD training for teachers developed under the strategies, methods and products of the DE was carried out. From theoretical foundations, the course is constructed in five stages: analysis, design, development, implementation and evaluation. In the analysis phase, through the report, the number of 7,858 primary school teachers enrolled in 399 secondary schools was identified, distributed in 14 of the 223 municipalities in the state of Paraíba. For the development was selected the Educational Design contextualized, with educational metamodel for the realization of the Planning Matrix. From the Matrix, the products are planned in the Design phase and carried out in the Development phase. The Implementation phase was carried out through the Virtual Learning Environment (AVA) created in the Moodle Cloud. It has been found that choices made in the five stages show that the construction of an educational product is complex, although flexible, as it values the skills, processes and technologies needed for the elaboration. This means that the use of ED for the production of solutions for EaD is indicated because it has a commitment to learning. The complexity of educational projects is prone to exploitation by the DE, which observes project management processes, knowledge management, and presents the teaching-learning process as an intrinsic objective contributing to the need for more research and development in the area. |
Palavras-chave: | Design educacional Ensino a distância Projeto educacional Formação continuada |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Mídias Digitais |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3234 |
Data do documento: | 24-Nov-2017 |
Aparece nas coleções: | TCC - Mídias Digitais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DSF14122017.pdf | 1,7 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons