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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32381
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Campo DCValorIdioma
dc.creatorCândido, Julyanna Clara Ramalho-
dc.date.accessioned2024-11-11T14:35:27Z-
dc.date.available2024-11-06-
dc.date.available2024-11-11T14:35:27Z-
dc.date.issued2024-10-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32381-
dc.description.abstractIn view of the growing demand for enrollment of students targeted public special education in schools, significant challenges arise for educational management in promoting the inclusion of these students. In this context, democratic school management is essential, because it values the participation of all those involved. This work aims to analyze the actions and strategies adopted by school management to ensure the inclusion of these students. This analysis is justified by the experiences at the Federal University of Paraíba, especially during the curricular internships, which aroused interest in the subject. Although some management practices are presented as inclusive and democratic, they often fail in the implementation of concrete actions to promote the inclusion of people with disabilities. This discrepancy generated concern and motivated the research on the subject. In this scenario, we seek to answer the question: what is the role of school management in promoting the inclusion of public target students of special education? The methodology of this work comprises as a qualitative research, with the aim of exploring the relationship between democratic school management and inclusion through a field research. Data were collected through interviews and non-participant observation, these carried out with two school managers. The data were analyzed using the content analysis technique proposed by Bardin (2016).The results reveal that the main challenge of school management in this institution is the lack of continuing education focused on the theme of inclusion, especially in relation to the adaptation of activities. Regarding the actions and strategies adopted, it was observed that the school seeks to promote strategies such as Specialized Educational Care, accessibility and resources for learning. It is concluded that democratic management plays an essential role in promoting inclusion, contributing to the improvement of educational quality and the integral development of all children, including those who are target audience of special education. Despite the challenges faced, there are several possibilities to implement inclusive practices, which can be achieved through the engagement of all actors involved in the educational process.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2024-11-11T14:35:27Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JCRC06112024.pdf: 1512236 bytes, checksum: 8184f9bda4bec734a78f3ad90584c551 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectGestão escolarpt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.subjecteducação - público-alvopt_BR
dc.titleA gestão escolar na promoção da inclusão de alunos público alvo da educação especialpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Alexandre Macedo-
dc.contributor.advisor2Massaro, Munique-
dc.description.resumoTendo em vista a crescente demanda de matrículas de alunos público-alvo da educação especial nas escolas, surgem desafios significativos para a gestão educacional na promoção da inclusão desses estudantes. Nesse contexto, a gestão escolar democrática é essencial, pois valoriza a participação de todos os envolvidos. Este trabalho tem como objetivo analisar as ações e estratégias adotadas pela gestão escolar para assegurar a inclusão desses alunos. Essa análise é justificada pelas experiências vivenciadas na Universidade Federal da Paraíba, especialmente durante os estágios curriculares, que despertaram o interesse pelo tema. Embora algumas gestões se apresentem como inclusivas e democráticas, porém frequentemente falham na implementação de ações concretas para promover a inclusão de pessoas com deficiência. Essa discrepância gerou inquietação e motivou a pesquisa sobre o tema. Diante desse cenário, busca-se responder à questão: qual o papel da gestão escolar na promoção da inclusão dos alunos público-alvo da educação especial? A metodologia deste trabalho compreende como uma pesquisa qualitativa, com o intuito de explorar a relação entre gestão escolar democrática e inclusão através de uma pesquisa de campo. Os dados foram coletados por meio de entrevistas e observação não participante, estas realizadas com duas gestoras escolares. Os dados foram analisados através da técnica de análise de conteúdo proposta por Bardin (2016). Os resultados revelam que o principal desafio da gestão escolar nesta instituição é a escassez de formação continuada voltada para a temática da inclusão, especialmente em relação à adaptação de atividades. No que diz respeito às ações e estratégias adotadas, observou-se que a escola busca promover estratégias como o Atendimento Educacional Especializado, acessibilidade e recursos para aprendizagem. Conclui-se que a gestão democrática desempenha um papel essencial na promoção da inclusão, contribuindo para a melhoria da qualidade educacional e o desenvolvimento integral de todas as crianças, incluindo as que são público-alvo da educação especial. Apesar dos desafios enfrentados, existem diversas possibilidades para implementar práticas inclusivas, que podem ser concretizadas através do engajamento de todos os atores envolvidos no processo educativopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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