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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32392
Tipo: Dissertação
Título: Crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista e jogos de realidade virtual: uma análise da experiência perceptiva
Autor(es): Alencar, Brisdeon Bruno Silva de
Primeiro Orientador: Caminha, Iraquitan de Oliveira
Resumo: Este estudo buscou descrever e analisar a experiência perceptiva acerca do corpo e das emoções de crianças e adolescentes com TEA (Transtorno do Espectro Autista) situada em jogos no espaço de Realidade Virtual (RV). Ele contempla diálogos entre os resultados e bases da fenomenologia e da filosofia de Merleau-Ponty e da antropologia de David Le Breton. O estudo se trata de uma pesquisa qualitativa fenomenológica, compreendendo as etapas de análise ideográfica e nomotética, realizado com 8 sujeitos entre 7 a 18 anos. A coleta de dados ocorreu em ambiente padronizado e com uso do mesmo aparelho de realidade virtual: OCULUS QUEST 2. Após os jogos, as narrativas foram coletadas por meio de entrevistas semiestruturadas. Os relatos foram transcritos, categorizados e analisados para a então atribuição dos significados pelo pesquisador. Como desfecho, as crianças e adolescentes com TEA atribuíram à experiência com jogos de RV percepções emocionais tanto positivas quanto negativas. Elas percebem o corpo realizando um lúcido reconhecimento e integrando bem a relação entre os meios virtual e físico, buscando explorar os limites do corpo virtualizado e do espaço no qual é imerso. A percepção dos indivíduos se relaciona com sua familiaridade com a experiência. Ademais, as narrativas sobre emoções se mostraram mais complexas e contrastantes; para o corpo, esteve presente a ideia de imersão ao mesmo tempo em que houve a noção de menor realidade no cenário e no corpo.
Abstract: This study aims to describe and analyze the perceptual experience about the body and emotions of children and adolescents with Autistic Spectrum Disorder (ASD). It contemplates dialogues between the results and foundations of Merleau-Ponty's phenomenology and philosophy and the anthropology of David Le Breton. This paper is a phenomenological qualitative research comprising the stages of ideographic and nomothetic analysis, performed with eight subjects between 7 and 18 years old. Data collection occurred in a standardized environment, using the same virtual reality device: Oculus Quest 2. After the games, we collected the narratives through semistructured interviews. The reports were transcribed, categorized, and analyzed for the assignment of meanings by the researcher. As an outcome, children and adolescents with ASD attributed positive and negative emotional perceptions to the experience with RV games. They perceive the body by performing lucid recognition and integrating the relationship between virtual and physical means, seeking to explore the boundaries of the virtualized body and the space in which it is within. The perception of individuals relates to their familiarity with experience. Besides, the narratives about emotions were more complex and contrasting. For the body, the idea of immersion was present altogether. There was the notion of less reality in the scenario and the body.
Palavras-chave: Jogos - Crianças autistas
Realidade virtual
Percepção corporal
Percepção das emoções
Jogos de vídeo
Transtorno do Espectro Autista (TEA)
Autism Spectrum Disorder
Virtual reality
Perception
Body
Emotions
Videogames
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Medicina
Programa: Programa Associado de Pós Graduação em Educação Física (UPE/UFPB)
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32392
Data do documento: 27-Fev-2024
Aparece nas coleções:Centro de Ciências da Saúde (CCS) - Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física (UPE/UFPB)

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