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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32400
Tipo: Tese
Título: Ficção e realidade no jogo literário e obsessivo de Enrique Vila-Matas
Autor(es): Simões, Leilane Hardoim
Primeiro Orientador: Roca Escalante, Maria del Pilar
Resumo: Nesta tese traremos como objeto de análise o livro Aire de Dylan (2012), de Enrique Vila-Matas, através de uma aproximação com as obras do escritor espanhol as quais trazem a literatura, mais do que como temática, como protagonista ciente e crítica de si. Primeiramente, apresentaremos o escritor e suas obras, tendo em conta que defendemos que sua escrita passa pelo crivo da autoficção enquanto geradora de sua automitografia, visto que Vila-Matas dilui a relação do real e do ficcional em suas obras, através da discussão da própria literatura como uma obsessão. Em seguida, iremos apurar sobre como se dão as referências e citações utilizadas por Vila-Matas através do conceito de Rizoma, dos filósofos Deleuze e Guattari (1995). As citações e referências são parte constituintes da narrativa vilamatiana. Traçaremos a trajetória de leitura realizada para esta pesquisa das obras vilamatianas, as quais assumem uma autoconsciência para entender como a literatura, como personagem e temática, torna-se obsessiva. Serão investigados dois livros de contos: Suicidios ejemplares (1991) e Chet Baker piensa en su arte: Relatos selectos (2011); e três romances: Historia abreviada de la literatura portátil (1985), Bartleby y compañía (2000) e, por fim, Kassel no invita a la lógica (2014a). Através destes livros buscamos estudar a obra basilar desta pesquisa, Aire de Dylan (2012), e tal movimento de leitura se justifica por defendermos que a literatura vilamatiana é rizomática na sua referenciação, inclusive interna entre obras, além de obsessiva. Por fim, traremos Linda Hutcheon e sua política da ironia para discutir como a ironia e, em menor grau, o humor, transformam o modo de ler a relação entre a ficção e o real no jogo literário e obsessivo de Enrique Vila-Matas.
Abstract: This doctoral thesis analyzes the book Aire de Dylan (2013), by Enrique Vila-Matas. Through an approximation with the works of the the Spanish writer that deal with literature more than as a theme, but as a protagonist who is aware and critical of itself. Firstly, we will introduce the writer and his works, bearing in mind that we argue that his writing passes through the sieve of autofiction as the generator of his self-mythography, given that Vila-Matas dilutes the relationship between the real and the fictional in his books, through the discussion of literature itself as an obsession. Next, we'll look at how Vila-Matas uses references and quotations through the concept of Rhizome, by the philosophers Deleuze and Guattari (1995). Quotations and references are part of Vila-Matas's narrative. We will trace the trajectory of the reading carried out for this research of Villamatista works, which assume a self-consciousness in order to understand how literature, as a character and a theme, becomes obsessive. Two books of short stories will be investigated: Suicidios ejemplares (1991) and Chet Baker piensa en su arte: Relatos selectos (2011); and three novels: Historia abreviada de la literatura portátil (1985), Bartleby y compañía (2000) and, finally, Kassel no invita a la lógica (2014a). Through these books we will study the basic work of this research, Aire de Dylan (2013), conducting a reading movement that is justified because we believe that Vilamatista literature is rhizomatic in its referencing, including internally between works, besides configuring as obsessive. Finally, we will bring in Linda Hutcheon and her politics to discuss how irony and, to a lesser extent, humor, transform the way we read the relationship between fiction and reality in Enrique Vila-Matas' obsessive literary play.
RESUMEN. El objeto de esta tesis es el libro Aire de Dylan (2012), de Enrique Vila-Matas, cuya forma y sentido expondremos a medida que lo comparemos con otras de sus obras en las que de igual modo se hace de la literatura un protagonista consciente y autocrítico. En primer lugar, presentaremos al escritor y sus obras partiendo de la tesis de que su escritura se vale de la autoficción para generar su automitografía, ya que Vila-Matas diluye la relación entre lo real y lo ficcional en sus obras a través de la discusión obsesiva sobre la literatura dentro de la propia ficción. Para la exposición de dicha tesis, explicaremos el sentido de la presencia constante de referencias y citas, característica que define la narrativa vilamatiana, a través del concepto rizoma acuñado por los filósofos Deleuze y Guattari (1995). La trayectoria de lectura realizada para la investigación del objeto de esta tesis incluirá otras obras del autor en las que también se trata la literatura de manera obsesiva: dos colecciones de cuentos - Suicidios ejemplares (1991) y Chet Baker piensa en su arte: Relatos selectos (2011) - y cuatro novelas - Historia abreviada de la literatura portátil (1985), Bartleby y compañía (2000) y Kassel no invita a la lógica (2014a). La articulación de lecturas se justifica porque sostenemos que la literatura vilamatiana es rizomática al hacer constantes autorreferencias en y entre sus obras. Finalmente, nos valdremos de la política de la ironía de Linda Hutcheon para discutir cómo la ironía, y en menor grado el humor, transforman el modo de leer la relación entre la ficción y lo real en el juego literario y obsesivo de Enrique Vila-Matas.
Palavras-chave: Ficção - Literatura
Realidade-ficção
Literatura obsessiva
Ironia
Enrique Vila-Matas - Escritor espanhol
Fiction - Literature
Reality-fiction
Obsessive literature
Irony
Enrique Vila-Matas - Spanish writer
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32400
Data do documento: 26-Fev-2024
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

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