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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32425
Tipo: Dissertação
Título: Podcast e ensino de história: direitos e manifestações trabalhistas no Estado Novo e no governo Temer
Autor(es): Costa Junior, Marcos Tadeu da
Primeiro Orientador: Sá, Ariane Norma de Menezes
Resumo: O progresso tecnológico no século XXI teve um impacto tão significativo na sociedade que foi necessário repensar a educação a partir de novas perspectivas, inclusive, com a inserção das chamadas novas tecnologias digitais no cotidiano escolar, o que já se tornou uma realidade. Esta pesquisa examinou a eficácia do podcast como recurso didático para o ensino de história, tendo como foco a história do trabalho no Brasil, enfatizando a relevância da luta dos trabalhadores para garantir os direitos trabalhistas, comparando a Era Vargas (1930-1945) com o governo Temer (2016-108). O trabalho tratou do podcast e sua aplicação no ensino de história, uma vez que os estudantes acessam diariamente as mídias digitais e estudam por esses meios. Dessa forma, identificamos que ensinar como filtrar esses conteúdos para a aprendizagem é importante, para que eles saibam distinguir um conteúdo fundamentado de um conteúdo repleto de inconsistências. Para tal, realizamos um diálogo com a proposta apresentada por autores como Freire (2013), Luis e Assis (2009), Bittencourt (2018), Gomes (2002), entre outros. A partir dos resultados desta pesquisa, elaborou-se uma proposta de oficina composta por cinco sessões destinadas aos estudantes do ensino médio, especialmente da 3ª Série do Ensino Médio, com o objetivo de instruir os estudantes a desenvolverem um senso crítico ao ouvir um podcast e extrair aprendizagens dos conteúdos, complementando-os com outras fontes de pesquisa, assim como foi produzido e elaborado um podcast. Ademais, o objetivo foi fornecer instruções sobre como produzir um podcast, incluindo o roteiro e a gravação, utilizando o aplicativo Audiolab. As oficinas e a produção dos podcasts abordaram os Direitos Trabalhistas, com ênfase no Estado Novo e na Reforma Trabalhista (Governo Temer).
Abstract: Technological progress in the 21st century has had such a significant impact on society that it was necessary to rethink education from new perspectives, including the insertion of so-called new digital technologies into everyday school life, which has already become a reality. This research examined the effectiveness of the podcast as a didactic resource for teaching history, focusing on the history of labor in Brazil, emphasizing the relevance of workers' struggle to guarantee labor rights, comparing the Vargas Era (1930-1945) with the Temer government (2016-108). The work dealt with the podcast and its application in teaching history, since students access digital media daily and study through these means. Therefore, we identified that teaching how to filter this content for learning is important, so that they know how to distinguish well founded content from content full of inconsistencies. To this end, we carried out a dialogue with the proposal presented by authors such as Freire (2013), Luis and Assis (2009), Bittencourt (2018), Gomes (2002), among others. Based on the results of this research, a workshop proposal was created consisting of five sessions aimed at high school students, especially those in the 3rd Year of High School, with the aim of instructing students to develop a critical sense when listening to a podcast and extract learning from the content, complementing it with other research sources, just as a podcast was produced and designed. Furthermore, the objective was to provide instructions on how to produce a podcast, including the script and recording, using the Audiolab application. The workshops and podcast production addressed Labor Rights, with an emphasis on the Estado Novo and Labor Reform (Temer Government).
Palavras-chave: Ensino de História
Ensino de História - Recursos didáticos - Podcast
Ensino - Recursos didáticos - Tecnologias
Podcast - Direitos trabalhistas
Espaço escolar - Saberes e práticas
Teaching History
Teaching History - Teaching resources - Podcast
Teaching - Teaching resources - Technologies
Podcast - Labor rights
School space - Knowledge and practices
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: História
Programa: Mestrado Profissional em Ensino de História (PROFHISTÓRIA)
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32425
Data do documento: 22-Mai-2024
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Mestrado Profissional em Ensino de História (ProfHistória)

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