Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32448
Tipo: | TCC |
Título: | O ensino de espanhol: desafios e perspectivas no município de Conceição – Paraíba |
Autor(es): | Dias, Marcony Gledston |
Primeiro Orientador: | Freire, Juliana Luna |
Resumo: | O ensino de Espanhol tem ganhado espaços nos currículos escolares desde a elaboração da Lei Federal nº 11.161/2005, que trata da obrigatoriedade do ensino desse idioma nas escolas de Ensino Médio e o torna facultativo no Ensino Fundamental. A criação da presente lei levou estudiosos e pesquisadores a discutirem como o ensino de Espanhol está sendo realizado. Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre o ensino de Espanhol, traçando um panorama da situação em que se encontra o ensino de Língua Espanhola, na cidade de Conceição na Paraíba. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, na qual os temas demandados incidem diretamente sobre a realidade educacional do município de Conceição - PB e que tem como perspectiva compreender e inferir sobre a realidade educacional. Inicia-se com um estudo bibliográfico através de Irala (2004), Araújo (2021), Rodrigues (2010), Santos (2019) e Camargo (2004), sobre o Ensino de Espanhol nas escolas brasileiras. Dando continuidade, busca-se conhecer e analisar a realidade local através de um estudo de caso, precisamente uma breve pesquisa de campo, no Município de Conceição, Paraíba, na qual se constatou que, de 31 escolas municipais, apenas uma atua com o Espanhol no seu currículo. |
Abstract: | La enseñanza del español ha ido ganando espacio en los planes de estudio escolares desde la elaboración de la Ley Federal nº 11.161 / 2005, que trata de la enseñanza obligatoria de esta lengua en las escuelas secundarias y la hace optativa en la escuela primaria. La creación de esta ley llevó a académicos e investigadores a discutir cómo se está llevando a cabo la enseñanza del español. Esta investigación tiene como objetivo reflexionar sobre la enseñanza del español, tejiendo un panorama de la situación en la que se encuentra la enseñanza del español, en la ciudad de Conceição, Paraíba. Se trata de una investigación cualitativa, en la que los temas demandados inciden directamente en la realidad educativa del municipio de Conceição - PB, con la perspectiva de comprender e inferir sobre la realidad educativa. Se inicia con un estudio bibliográfico a través de Irala (2004), Araújo (2021), Rodrigues (2010), Santos (2019) y Camargo (2004), a cerca de la enseñanza del español en las escuelas brasileñas. Continuando, buscamos conocer y analizar la realidad local a través de un breve estudio de caso, precisamente una investigación de campo, en el Municipio de Conceição, Paraíba, en la cual se encontró que, de 31 escuelas municipales, solo una trabaja con español en su currículo. |
Palavras-chave: | Ensino de Espanhol Prática Docente Paraíba Conceição |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32448 |
Data do documento: | 22-Jun-2021 |
Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Espanhol (EAD) - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
4- MarconyGledstonDias_ TCC.pdf | TCC | 707,41 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
4- MarconyGledstonDias_TERMO.pdf | TERMO | 79,55 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons