Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3244
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNeves, Luiz Antonio Machado-
dc.date.accessioned2017-12-18T16:41:33Z-
dc.date.available2017-12-18-
dc.date.available2017-12-18T16:41:33Z-
dc.date.issued2017-06-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3244-
dc.description.abstractThe present study aims to propose and analyze a didactic sequence with the content of Geometry, area calculation, for a class of the 9th grade of Elementary School. For this, in addition to exposing the researcher's memorial, in order to situate the reader of the research on the influences that he suffered and that emerged in the choice of theme, we also present the experiences of Supervised Stage III, which was the target of the circumstance that tied the Interest in researching the geometry associated with pedagogical practices that are alternative to the traditional model. We put some theoretical considerations on the Teaching of Geometry, Pythagoras and Area Teaching. We proposed some didactic activities for the teaching of Area Calculation and treatment of the Pythagorean Theorem, and finally, we analyzed our proposal. To achieve the above steps, we reclusive a qualitative research, of the descriptive type. Among the authors who justified our theoretical production are Chappell and Thompsom (1999); Ribeiro (2013); As well as the official education documents of Brazil, such as PCN (Brasil, 1998). The contributions of our work were, in addition to the strengthening of the theorizing about the contextualization as a benevolent one for the mathematical education, the partial retraction of the reality of the teaching, for the scientific community, experiencing the faces of the Stage.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Beatriz de Oliveira Silva (beatrizoliveira@cca.ufpb.br) on 2017-12-18T16:41:33Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) LAMN18122017.pdf: 796835 bytes, checksum: 5169e811251ce461c765792f64a3f70b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-18T16:41:33Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) LAMN18122017.pdf: 796835 bytes, checksum: 5169e811251ce461c765792f64a3f70b (MD5) Previous issue date: 2017-06-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectGeometria - Contextualizaçãopt_BR
dc.subjectTeorema de Pitágoraspt_BR
dc.subjectCálculo de Áreaspt_BR
dc.subjectGeometry - Contextualizationpt_BR
dc.subjectPythagorean theorempt_BR
dc.subjectArea Calculationpt_BR
dc.titleGeometria por meio de contextualizações: uma proposta didática para o conteúdo de cálculo de áreas e do Teorema de Pitágoraspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Falcão, Emmanuel de Sousa Fernandes-
dc.description.resumoO presente estudo tem por objetivo propor e analisar uma sequência didática com o conteúdo de Geometria - cálculo de áreas, para uma turma do 9° Ano do Ensino Fundamental. Para isso, além de expormos o nosso memorial, como fim de situar o leitor da pesquisa sobre as influências que este sofreu, implicando na escolha do tema, apresentamos também a experiências de Estágio Supervisionado III, que foi alvo da circunstância que amarrou o interesse de se pesquisar sobre a geometria, associada a práticas pedagógicas alternativas ao modelo tradicional. Tecemos algumas considerações teóricas sobre o Ensino de Geometria, Pitágoras e Ensino de Área. Propusemos algumas atividades didáticas para o ensino de Cálculo de Áreas e tratamento do Teorema de Pitágoras e, por fim, analisamos a proposta. Para atingir as etapas citadas, nos reclusamos a uma pesquisa de cunho qualitativo, do tipo descritivo. Entre os autores que justificaram nossa produção teórica, estão Chappell e Thompsom (1999); Ribeiro (2013); bem como os documentos oficiais, como os PCN (Brasil, 1998). As contribuições de nosso trabalho foram, além do fortalecimento da teorização sobre a contextualização como significativa para a educação matemática, a retratação parcial da realidade do ensino para a comunidade científica, vivenciadas as fases do Estágio.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LAMN18122017.pdf778,16 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons