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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32453
Tipo: TCC
Título: Formação de professores: inclusão de alunos com necessidades especiais
Autor(es): Bernardo, Sonize Herculino
Primeiro Orientador: Cuello, Ruth Marcela Bown
Resumo: Este trabalho apresenta uma pesquisa relacionada ao tema de formação de professores no âmbito da Educação Especial e Educação Inclusiva. Os principais objetivos do trabalho foram descobrir se os professores estão sendo preparados para atender alunos com necessidades educativas especiais e observar quais disciplinas estão sendo trabalhadas para esse tipo de atendimento educacional, em algumas licenciaturas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Para o embasamento teórico, autores como Caiado (2015), Montoan (2015), Camargo (2017), Santos (2017), Arruda (2018), entre outros foram utilizados para trazer conceitos e teorias a respeito do tema em questão. Documentos do Governo Federal, a exemplo de legislações e do Plano Nacional de Educação, também foram utilizados para a revisão de literatura. Além deles, o Manual de Diagnóstico e Estatística de Transtornos Mentais (2015) e o Caderno Didático da Universidade Federal Rural do Semi Árido (2015) foram textos importantes para conceituação de termos existentes neste trabalho. A metodologia utilizada foi a combinação da análise qualitativa e quantitativa, com a aplicação de um questionário a professores de instituições de ensino públicas e privadas; e a pesquisa de fluxogramas de alguns cursos da UFPB. Observou-se que apesar do tema ter bastante literatura encontrada no ramo acadêmico, os professores não estão sendo previamente preparados para atender alunos com necessidades educativas especiais.
Abstract: Este trabajo presenta una investigación relacionada con el tema de la formación del profesorado en el contexto de la Educación Especial y la Educación Integrada. Los principales objetivos del trabajo fueron conocer si se está preparando a los docentes para atender a estudiantes con necesidades educativas especiales y observar qué materias se están trabajando para este tipo de servicio educativo, en algunas titulaciones de la Universidad Federal de Paraíba (UFPB). Para la base teórica se utilizaron autores como Caiado (2015), Montoan (2015), Camargo (2017), Santos (2017), Arruda (2018), entre otros, para aportar conceptos y teorías sobre el tema en cuestión. También se utilizaron para la revisión de la literatura documentos del Gobierno Federal, como la legislación y el Plan Nacional de Educación. Además, el Manual diagnóstico y estadístico de los trastornos mentales (2015); y el Caderno Didáctico de la Universidad Federal Rural del Semi-Árido (2015) fueron textos importantes para la conceptualización de términos existentes en este trabajo. La metodología utilizada fue la combinación de análisis cualitativo y cuantitativo, con la aplicación de un cuestionario a docentes de instituciones educativas públicas y privadas; y la búsqueda de diagramas de flujo de algunos cursos de la UFPB. Se observó que a pesar de que el tema tiene suficiente literatura encontrada en el ámbito académico, están preparados para atender a estudiantes con necesidades educativas especiales.
Palavras-chave: Educação Especial
Educação Inclusiva
Formação Docente
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32453
Data do documento: 18-Jun-2021
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Espanhol (EAD) - CCAE

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