Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3245
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Suelâne Santos de Lima-
dc.date.accessioned2017-12-18T16:52:09Z-
dc.date.available2017-06-19-
dc.date.available2017-12-18T16:52:09Z-
dc.date.issued2017-05-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3245-
dc.description.abstractThis work had as general objective to develop a proposal of activities involving the use of the Bar of Napier in the facilitation of the teaching learning of the student in the operation of multiplication. To do this, we outline specific objectives: Diagnose the main difficulties of students in the multiplication operation; To elaborate a proposal of activities involving the use of the Napier Bars and the multiplication operation; To apply the proposal of activities in a classroom of the 6th year of elementary school; And Evaluate the potentials and limitations of the Napier Bars in the process of teaching learning the multiplication operation. In order to base this work, we are based on the National Curricular Parameters (BRASIL, 1998) and authors such as Boyer (1974), Eves (2011), Lorenzato (2006), Rêgo e Rêgo (2006), Passos (2006), Godoy Gil (2010), Pereira and Martins (2017) among others. It was an exploratory research with a qualitative approach. We found that the Napier Bar is a facilitating resource as it provides the student with individual manipulation as well as being motivating allowing students to use this material not only to calculate operations involving multiplication but also involving division and root-square extraction. We recommend that this research provoke future research that aims to work with our proposal of activity in the training of teachers and next to the students of High School.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Ana Beatriz de Oliveira Silva (beatrizoliveira@cca.ufpb.br) on 2017-12-18T16:52:09Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) SSLS19062017.pdf: 3936591 bytes, checksum: cc2348e22acb9b89ecdd97beac0426bc (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-18T16:52:09Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) SSLS19062017.pdf: 3936591 bytes, checksum: cc2348e22acb9b89ecdd97beac0426bc (MD5) Previous issue date: 2017-05-31en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectHistória da Matemáticapt_BR
dc.subjectMaterial concretopt_BR
dc.subjectBarras de Napierpt_BR
dc.subjectOperação de multiplicaçãopt_BR
dc.subjectHistory of Mathematicspt_BR
dc.subjectConcrete materialpt_BR
dc.subjectNapier barspt_BR
dc.subjectMultiplication operationpt_BR
dc.titleTrabalhando a multiplicação com o uso das Barras de Napierpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Angelo, Cristiane Borges-
dc.description.resumoEste trabalho teve por objetivo geral desenvolver uma proposta de atividades envolvendo o uso das Barras de Napier na facilitação do ensino-aprendizagem do aluno na operação de multiplicação. Para tal, traçamos como objetivos específicos: Diagnosticar as principais dificuldades dos alunos na operação de multiplicação; Elaborar uma proposta de atividades envolvendo o uso das Barras de Napier e a operação de multiplicação; Aplicar a proposta de atividades em uma sala de aula do 6º ano do Ensino Fundamental; e Avaliar as potencialidades e limitações das Barras de Napier no processo de ensino aprendizagem da operação de multiplicação. Para fundamentar este trabalho nos baseamos nos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1998) e autores como Boyer (1974), Eves (2011), Lorenzato (2006), Rêgo e Rêgo (2006), Passos (2006), Godoy (1995), Gil (2010), Pereira e Martins (2017) dentre outros. Foi uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa. Constatamos que as Barras de Napier é um recurso facilitador, pois proporciona ao aluno a manipulação individual, além de ser motivador permitindo que os alunos utilizem esse material não apenas para calcular operações envolvendo a multiplicação, mas também envolvendo a divisão e a extração de raiz quadrada. Recomendamos que essa pesquisa suscite pesquisa futuras que objetivem trabalhar com a nossa proposta de atividade na formação de professores e junto aos alunos do Ensino Médio.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Exataspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SSLS19062017.pdf3,84 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons