Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3246
Tipo: TCC
Título: Utilização de materiais manipulativos no ensino de poliedros: uma sequência didática a partir da abordagem de um livro didático de matemática do 7º ano do ensino fundamental
Autor(es): Evangelista, Sherliano Pessoa
Primeiro Orientador: Souza., Cristiane Fernandes de
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo propor uma sequência didática contemplando o conteúdo de Poliedros utilizando materiais manipulativos, em consonância com as abordagens presentes no livro didático de Matemática de Souza e Pataro (2015) do 7º ano do Ensino Fundamental. Na pesquisa verificamos as orientações dos documentos oficiais e estudos realizados na área de Educação Matemática para o ensino de Geometria. A pesquisa desenvolvida é de natureza exploratória e caracterizada por um estudo documental, pois buscou analisar as abordagens presentes no livro didático do 7º ano que é utilizado atualmente pelos professores de Matemática da rede municipal e estadual da cidade de Jacaraú – PB, a fim de compreender como o conteúdo de Poliedros vem sendo exposto nesse livro. A partir da análise realizada no livro didático, das sugestões apresentadas nos documentos oficiais e pesquisas para o ensino de Geometria, utilizamos para sequência didática os materiais concretos coerente com o conteúdo lecionado. A proposta apresentada na sequência didática buscou trabalhar os conteúdos de Prismas e Pirâmides utilizando poliedros confeccionados com canudos, além de embalagens de diferentes produtos nos formatos de prismas e pirâmides de forma a proporcionar aos alunos manusear, comparar, visualizar e estabelecer relações entre os elementos existentes nos Poliedros (polígonos das faces, número de vértices, faces e arestas) de forma a construir e consolidar os conceitos de Prisma e Pirâmide. A sequência didática oportuniza que os alunos possam construir seus próprios materiais concretos utilizando canudos na confecção de poliedros. Com esse trabalho pretendemos possibilitar que os professores percebam que eles podem potencializar as abordagens presentes nos livros didáticos para o ensino de Geometria em conjunto com materiais concretos contribuindo com o processo de aprendizagem dos conceitos geométricos.
Abstract: This work had the goal of proposing a didactic sequence contemplating the content of Polyhedra using manipulative materials, in consonance with the approaches presented in Souza and Pataro’s (2015) Mathematics book of 7th year of Elementary School. In the search we verified the orientations of official documents and studies realized in the Mathematic Education area for the teaching of Geometry. The research developed is of explanatory nature and characterized by o documental study, since it aimed to analyze the approaches presented in the didactic book of 7th year, which is accurately used by the Mathematics teachers in the municipal and state schools of the city of Jacaraú – PB, in order to understand how the content of Polyhedra has been exposed in this book. From the analysis carried out in the didactic book and from the suggestions presented in official documents and researches for the teaching of Geometry, we used for the didactic sequence the concrete materials that are coherent with the taught content. The proposal presented in the didactic sequence sought to work the content of Prisms and Pyramids using polyhedron made with straws, besides the packings of different products in the shape of prisms and pyramids in a way of providing the students the opportunity of handling, comparing, visualizing and stablishing relations between the existent elements in Polyhedra (polygons of faces, number of vertices, faces and edges) in order to build and consolidate the concepts of Prism and Pyramid. The didactic sequence creates opportunities for the pupils to make their own concrete materials using straws in the making of polyhedra. With this work, we intend to enable the teachers to see that they can strengthen the approaches present in didactic books for the teaching of Geometry in conjunction with concrete materials contributing for the process of the learning of geometric concepts.
Palavras-chave: Matemática - Estudo e Ensino
Geometria
Poliedros
Ensino fundamental
Materiais manipulativos
Geometry
Elementary School
Polyhedra
Manipulative materials
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Exatas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3246
Data do documento: 30-Mai-2017
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SPE13062017.pdf2,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons