Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32462
Tipo: Tese
Título: A emergência de uma sociologia gorda como uma sociologia do transborde : implicações das corporalidades gordas para o pensamento contemporâneo
Autor(es): Arandas, Luciana Pionório Rocha de
Primeiro Orientador: Brito, Simone Magalhães
Primeiro Coorientador: Pontes, Nicole Louise Teles de Macedo
Resumo: Este estudo resulta do entrelaçamento da produção acadêmica existente nos estudos do corpo com as produções mais recentes da teoria feminista, utilizando o aporte metodológico da etnografia virtual, considerando as redes sociais da internet o território da pesquisa, com recortes do Instagram, buscando responder sobre como as estratégias de performance das mulheres gordas na internet quebram os padrões sociais estabelecidos para a sua existência. As perguntas orientadoras são as seguintes: quando o ativismo das mulheres gordas opera suas performances, o que busca instaurar? Existe uma estética/ética nova a ser estabelecida? O que elas estão conseguindo instaurar? Principalmente, voltando a análise sobre/para quem/em favor de quê? Este questionamento central, por sua vez, fez emergir a tese principal da pesquisa: a de que a visão da Sociologia do Corpo, em seus cânones, não dá conta da complexa especificidade dos corpos gordos. Os estudos sobre os corpos gordos, sustentados pela Sociologia do Corpo, ainda delimitam suas análises ora sobre doença (focado na obesidade), ora sobre estética (pelo viés dos padrões de beleza) e ora sobre gênero (centrado principalmente no impacto da gordura sobre as mulheres). Esse fatiamento acaba por revelar uma face mais cruel da sociologia para com os corpos gordos ao contribuir para o apagamento da sua inteireza, no sentido da sua condição humana primeira, que os difere da ideia de animal de laboratório a ser destrinchado para fins científicos. Aqui, esse problema, que parece ter sua raiz numa questão metodológica central, como é a do recorte temático das pesquisas, é enfrentado a partir da análise sobre as estratégias de performances da Vivência gorda, tomando-a como uma especificidade de ativismo dentro das lutas antigordofobia, nas redes sociais da internet. Considera-se, ainda, a questão de classe como categoria balizadora capaz de operar as diferenciações para e entre as pessoas gordas. Para tanto, uma questão que se impõe desde já como ponto de partida deste estudo refere-se à análise dos corpos gordos em sua complexidade de camadas que sobrepõem todos esses aspectos amplamente estudados pela Sociologia do Corpo de forma apartada, fatiada. O impulso teórico que emerge das análises do ativismo das mulheres gordas nas redes sociais da internet está tomando como exemplo o que aconteceu nas pesquisas sobre o corpo negro, quando os estudos sobre raça/cor estabeleceram um campo próprio, para dar conta das especificidades das experiências vivenciadas pelas pessoas negras. A tese conta com dois objetivos: (i) um estudo do ativismo dentro das redes sociais (Instagram) e, (ii) impulso teórico de estabelecer análise a partir de uma Sociologia Gorda como uma Sociologia do Transborde.
Abstract: This study relies upon the intertwining of the existing academic production on/about the body and the most recent discussion on feminist theory, by ways of virtual ethnography as a methodological tool, while considering online social networks as the research territory, and Instagram as its particular locus, and seeking to answer how the performance strategies of fat women on the internet break the social standards established for their existence. The guiding questions proposed here are the following: when women´s fat activisms operate their performances, what do they seek to establish? Is there a new aesthetic / ethics they are willing to push forth? What are they managing to implement? In short, the analysis proposed here looks back into “to whom” or “in favor of what” is fat activism being built? This central questioning, in turn, brought out the main thesis of the research: that the classic studies within the Sociology of the Body, and its canons, do not account for the complex specificity of the fat body. Studies on the fat body, supported by the Sociology of the Body, still delimit their analyses on diseases/health issues (focused mostly on obesity), on aesthetics (through the bias of beauty standards) and, last but not least, on gender issues (focused mainly on the impact of fat on women and their social lives). This slicing/splitting up of the fat body as a study object ends up revealing a crueller face of sociology towards fat bodies, one that reinforces the erasure of their wholeness, loosing site of their human condition, which differs from the idea of a laboratory animal to be unravelled for scientific purposes. Such problem, which seems to be rooted in a central methodological issue, can be better understood through the analysis of Fat Dissident´s performance strategies, taking it as a specificity of activism within anti-fatphobia struggles taking place online through social networks. The question of class is also considered as a landmark category capable of operating the differentiations for and between fat people. To this end, an issue that is already imposed as a starting point of this study, refers to the analysis of the fat body in its complexity of layers that overlap all these aspects widely studied by the Sociology of the Body in a separate, split up way. The theoretical impulse that emerges from the analysis of the activism of fat women on social networks online, is taking as an example what happened in the research on the black body, when the studies on race/color established their own field, to account for the specificities of women experiences lived by black people. Henceforth, the research proposed here has two objectives: (i) to study activism within the issues of social networks (Instagram) and, (ii) to analyse, as a theoretically important and innovative approach, the intricate workings of a Fat Sociology as a Sociology of Transborder.
Palavras-chave: Sociologia
Sociologia gorda
Sociologia do transborde
Ativismo
Estética de combate
Redes sociais - Internet
Fat Sociology
Sociology of Transborder
Activist
Combat Aesthetics
Online Social Networks
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Sociologia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Sociologia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32462
Data do documento: 14-Fev-2023
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LucianaPionórioRochaDeArandas_Tese.pdf3,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons