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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32463
Tipo: | Tese |
Título: | Escola de tempo integral para a formação do sujeito neoliberal : uma análise do programa de educação integral da Paraíba |
Autor(es): | Leite, Maria Eduarda Pereira |
Primeiro Orientador: | Medeiros, Rogério de Souza |
Resumo: | Em 2016 foi implantado no Estado da Paraíba, o Programa de Educação Integral, instituindo o ensino médio de tempo integral nas escolas da rede pública do Estado. Esta política pública, apesar de apresentar um relativo sucesso, traz contradições, na medida em que está envolta em redes de relações de poder, dando margens para compreensões de diferentes ordens. O objetivo desta tese, portanto, é investigar como as políticas públicas educacionais de promoção do ensino de tempo integral contribuem para a formação dos estudantes, a partir de uma perspectiva neliberal. Nesse sentido fez-se necessário compreender, a partir da dinâmica de uma escola da rede estadual, como o Estado da Paraíba, por meio do Programa de Educação Integral, busca formar seus estudantes, dentro dessa perspectiva neoliberal, a partir da ideia de protagonismo, autonomia, flexibilidade e inovação curricular e de gestão. Tendo esse objetivo como norteador, realizamos pesquisa bibliográfica e documental, bem como observações de campo e entrevistas com professores, alunos, gestores e responsáveis pelo projeto em nível regional. A partir dos dados colhidos, a pesquisa demonstrou que a implantação do Programa de Educação Integral da Paraíba significou, em vários aspectos, um aprofundamento da visão empresarial da educação, através da parceria do Estado com entidades do setor privado para a implantação da política, demonstrando que o papel do Estado na relação entre educação e desenvolvimento é o de mediar essa relação através de medidas que visem garantir a reprodução do capital, ou seja, o Estado articula e conduz políticas públicas, incluindo as educacionais, a partir dos pressupostos da lógica do setor privado, institucionalizando as diretrizes oriundas da agenda empresarial. Também foi possível observar que os discursos presentes nos documentos oficiais, utilizam-se de termos que remetem a um ideário inovador e de emancipação, todavia, quando analisamos os dados a partir de uma perspectiva sociológica crítica, observamos que os mesmos reforçam as armadilhas neoliberais de meritocracia que responsabiliza e culpabiliza os jovens por seus próprios destinos, afastando o Estado de suas responsabilidades constitucionais e de uma educação verdadeiramente emancipadora que possibilite uma identidade autônoma. Demonstramos ainda que, a implantação do Programa de Educação Integral, ao atender as demandas oriundas do neoliberalismo, implicou em um processo de desqualificação da Educação Integral, na medida em que reduziu a formação escolar ao atendimento das demandas imediatas das relações de produção capitalistas contemporâneas. Por fim, destacamos que a ideia de educação integral presente no Programa de Educação Integral da Paraíba, conduz à desarticulação da educação como um direito social em favor de uma ideia economicista da formação humana que contemple toda sua diversidade, em favor da construção de um sujeito neoliberal. |
Abstract: | In 2016, the Comprehensive Education Program was implemented in the state of Paraíba, establishing full-time secondary education in the state's public schools. Although this public policy has been relatively successful, there are contradictions in that it is surrounded by networks of power relations, giving rise to different understandings. The aim of this thesis, therefore, is to investigate how public educational policies promoting full-time education contribute to students' education, from a neoliberal perspective. In this sense, it was necessary to understand, based on the dynamics of a state school, how the state of Paraíba, through the Full-Time Education Program, seeks to educate its students, within this neoliberal perspective, based on the idea of protagonism, autonomy, flexibility and curricular and management innovation. With this as our guiding objective, we carried out bibliographical and documentary research, as well as field observations and interviews with teachers, students, managers and those responsible for the project at regional level. Based on the data collected, the research showed that the implementation of the Paraíba Comprehensive Education Program meant, in several respects, a deepening of the business view of education, through the state's partnership with private sector entities to implement the policy, demonstrating that the role of the state in the relationship between education and development is to mediate this relationship through measures aimed at guaranteeing the reproduction of capital, in other words, the state articulates and conducts public policies, including educational ones, based on the assumptions of the private sector's logic, institutionalizing the guidelines stemming from the business agenda. It was also possible to observe that the discourses present in the official documents use terms that refer to an innovative and emancipatory ideology, however, when we analyze the data from a critical sociological perspective, we see that they reinforce the neoliberal traps of meritocracy that hold young people responsible and culpable for their own destinies, distancing the state from its constitutional responsibilities and from a truly emancipatory education that enables an autonomous identity. We have also shown that the implementation of the Comprehensive Education Program, by meeting the demands of neoliberalism, has implied a process of disqualification of Comprehensive Education, insofar as it has reduced school education to meeting the immediate demands of contemporary capitalist production relations. Finally, we would like to point out that the idea of comprehensive education in the Paraíba Comprehensive Education Program leads to the disarticulation of education as a social right in favor of an economistic idea of human formation that takes into account all of its diversity, in favor of the construction of a neoliberal subject. |
Palavras-chave: | Políticas educacionais Escolas em tempo integral Programa de educação integral na Paraíba Full-time schools Educational policies Integral Education Program in Paraíba Neoliberalism |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Sociologia |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Sociologia |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32463 |
Data do documento: | 12-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Sociologia |
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