Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32468
Tipo: Artigo de Periódico
Título: X Encontro Nacional dos Estudantes Indígenas na perspectiva das competências secretariais: um estudo intercultural
Autor(es): Barbosa, Daiane Silva
Resumo: Este trabalho faz a análise das competências secretariais, que foram utilizadas no X Encontro Nacional dos Estudantes Indígenas (X ENEI), sob uma visão intercultural com o estudo de inspiração etnográfica com caráter de observação participante. O estudo procura interpretar como as habilidades do Secretariado Executivo se estruturam às necessidades da organização de eventos no ambiente indígena. A pesquisa destaca a função da secretaria do X ENEI, realizada no território Potiguara em 2023, ressaltando como os valores indígenas, como liderança, empatia e adaptação são essenciais na execução de atividades práticas. A metodologia etnográfica possibilitou a observação participativa, demonstrando que a organização do evento vai além das competências técnicas, consistindo numa abordagem intercultural que valoriza a diversidade. Conclui-se que a inclusão de práticas interculturais no Secretariado é vital para o sucesso de eventos acadêmicos que envolvem comunidades indígenas.
Abstract: No abstract
Palavras-chave: Secretariado Executivo
Interculturalidade
Competências Profissionais
Etnografia
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32468
Data do documento: 30-Out-2024
Aparece nas coleções:TCC - Secretariado Executivo Bilíngue

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DaianeSilvaBarboza_ARTIGO.pdfARTIGO606,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
DaianeSilvabarboza_TERMO.pdfTERMO107,41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons