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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32473
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Evasão do gênero masculino na educação superior: trajetórias e compreensões na área de secretariado executivo |
Autor(es): | Pedrosa, Mayanna da Silva |
Primeiro Orientador: | Santos, Raquel Alves |
Resumo: | Estudar a evasão do gênero masculino no curso de secretariado executivo constitui um campo relevante de pesquisa, pois coloca em discussão fatores relacionados à dinâmica do gênero, à diversidade e inclusão, à identificação de barreiras e políticas educacionais e curriculares no âmbito universitário. Problema e Objetivo Geral: Isso envolve o aprofundamento acerca de elementos promotores de um cenário de desmotivação, impactando diretamente a permanência masculina no curso. Portanto, objetiva-se analisar e problematizar acerca da evasão do gênero masculino no curso de secretariado executivo bilíngue da UFPB, nos anos de 2018.1 a 2024.1. Fundamentação Teórica: O entendimento de evasão parte de pressupostos da área de educação e políticas públicas, circunscrevendo-a como um complexo construto social, com desdobramentos expressivos relacionados aos aspectos identitários e às práticas de ensino/aprendizagem. Metodologia: Trata-se de pesquisa de natureza básica, com abordagem quantitativa e foco exploratório a partir de questionário aplicado com 13 respondentes de um universo de 17 estudantes. Resultados: Resultados apontam o secretariado tradicionalmente associado ao perfil feminino, inibindo a entrada e a permanência de estudantes homens que não veem na profissão uma identificação direta. Conclusão: A falta de modelos masculinos de sucesso na área dificulta a percepção dos homens que escolhem essa carreira. A pressão social e familiar desempenha um papel significativo, quando retratam no curso uma opção menos valorizada, especialmente em comparação às engenharias e às ciências exatas. Contribuição/Impacto: Percebeu-se que o enfrentamento dessa realidade exige estratégias pedagógicas e institucionais produtoras de maior inclusão e valorização da diversidade de gênero na formação. |
Abstract: | No abstract |
Palavras-chave: | Educação superior Evasão Secretariado Executivo |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32473 |
Data do documento: | 23-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Secretariado Executivo Bilíngue |
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