Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32473
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Evasão do gênero masculino na educação superior: trajetórias e compreensões na área de secretariado executivo
Autor(es): Pedrosa, Mayanna da Silva
Primeiro Orientador: Santos, Raquel Alves
Resumo: Estudar a evasão do gênero masculino no curso de secretariado executivo constitui um campo relevante de pesquisa, pois coloca em discussão fatores relacionados à dinâmica do gênero, à diversidade e inclusão, à identificação de barreiras e políticas educacionais e curriculares no âmbito universitário. Problema e Objetivo Geral: Isso envolve o aprofundamento acerca de elementos promotores de um cenário de desmotivação, impactando diretamente a permanência masculina no curso. Portanto, objetiva-se analisar e problematizar acerca da evasão do gênero masculino no curso de secretariado executivo bilíngue da UFPB, nos anos de 2018.1 a 2024.1. Fundamentação Teórica: O entendimento de evasão parte de pressupostos da área de educação e políticas públicas, circunscrevendo-a como um complexo construto social, com desdobramentos expressivos relacionados aos aspectos identitários e às práticas de ensino/aprendizagem. Metodologia: Trata-se de pesquisa de natureza básica, com abordagem quantitativa e foco exploratório a partir de questionário aplicado com 13 respondentes de um universo de 17 estudantes. Resultados: Resultados apontam o secretariado tradicionalmente associado ao perfil feminino, inibindo a entrada e a permanência de estudantes homens que não veem na profissão uma identificação direta. Conclusão: A falta de modelos masculinos de sucesso na área dificulta a percepção dos homens que escolhem essa carreira. A pressão social e familiar desempenha um papel significativo, quando retratam no curso uma opção menos valorizada, especialmente em comparação às engenharias e às ciências exatas. Contribuição/Impacto: Percebeu-se que o enfrentamento dessa realidade exige estratégias pedagógicas e institucionais produtoras de maior inclusão e valorização da diversidade de gênero na formação.
Abstract: No abstract
Palavras-chave: Educação superior
Evasão
Secretariado Executivo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32473
Data do documento: 23-Out-2024
Aparece nas coleções:TCC - Secretariado Executivo Bilíngue

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MayannadaSilvaPedrosa_ARTIGO.pdfARTIGO650,56 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
MayannadaSilvaPedrosa_TERMO .pdfTERMO443,67 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons