Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3248
Tipo: | TCC |
Título: | A utilização das funções de números no cotidiano: uma proposta didática |
Autor(es): | Silva, Angel Almeida da |
Primeiro Orientador: | Grymuza, Alissá Mariane Garcia |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo propor uma sequência didática que contemple as funções do número em uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental levando em consideração a importância dos números enquanto uma quantidade, uma medida e um dado. Para isso foi averiguado os conhecimentos que os alunos necessitam ao ingressar e os que eles precisam ter no 6º ano, segundo os documentos oficiais; bem como foram elaboradas atividades que mostrem a importância e a presença dos números em diferentes contextos que possam ser utilizadas juntamente com o livro didático. Na fundamentação teórica trazemos a discussão das funções do número utilizando com respaldo em Toledo e Toledo (1997), Rêgo (2009), PCN (1997, 1998) entre outros. A pesquisa trata-se de uma pesquisa exploratória e bibliográfica, em que se propõe a realização das atividades didáticas no período de uma semana de aula, contabilizando seis aulas no total. Destacamos em cada atividade didática a importância dos números no cotidiano vendo que o aluno pode ser estimulado a um processo de aprendizagem prazeroso. Acreditamos que a sequência didática proposta nesta pesquisa poderá contribuir com o ensino e aprendizagem do aluno e proporcionar ao professor uma forma diferente de lecionar em sala de aula. |
Abstract: | This research aims to propose a didactic sequence that contemplates the functions of the number in a class of the 6th year of elementary school taking into account the importance of numbers as a quantity, a measure and the data. In order to do this, the students 'knowledge of the students' needs and the ones they need to know in the 6th grade were verified, according to the official documents; As well as activities that show the importance and the presence of numbers in different contexts that can be used together with the textbook. In the theoretical fundamental we bring the discussion functions of number using support in Toledo and Toledo (1997), Rêgo (2009), PCN (1997, 1998) and others. The research is an exploratory and bibliographical research, in which it is proposed to carry out didactic activities during a school week, summing an amount of six classes. We emphasize in each didactic activity the importance of numbers in the daily life noticing that the student will be stimulated to go into a pleasant learning process. We believe that the didactic sequence proposed in this research through didactic activities can contribute to the student's learning and provide the teacher with a different way of teaching in the classroom. |
Palavras-chave: | Funções do Número Números no Cotidiano Sequência Didática Number Functions Numbers in Everyday Life Didactical Sequence |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Exatas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3248 |
Data do documento: | 30-Mai-2017 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AAS20062017.pdf | 834,98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons