Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32485
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Conhecimento e Relevância da Inteligência Emocional na Formação Profissional de Contadores: uma Investigação da Percepção dos Discentes de Ciências Contábeis do Campus IV da UFPB |
Autor(es): | Silva, Joyce Clara dos Santos |
Resumo: | A presente pesquisa abordou a importância da Inteligência Emocional no campo da ciência contábil. Este trabalho surgiu da reflexão sobre a obra de Goleman, “Inteligência Emocional – a teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente". Assim, visamos conhecer e analisar o conhecimento e a relevância da IE para os estudantes de Ciências Contábeis da UFPB. Os objetivos incluem avaliar o nível de conhecimento sobre IE e sua importância na formação profissional contábil. Justifica-se o estudo pela crescente importância da IE no mundo acadêmico e profissional, especialmente diante do ambiente atual de imediatismo e estresse. Destaca-se a necessidade de desenvolver a IE para lidar com desafios, tais como prazos apertados e ambientes estressantes. A pesquisa foi realizada com os estudantes regularmente matriculados no curso de contabilidade no Campus IV da UFPB e foram utilizadas as abordagens quantitativa, qualitativa e de survey para coletar dados sobre o nível de IE e a percepção desses alunos sobre a importância da IE. Para identificar o nível de IE dos graduandos em Ciências Contábeis, empregamos uma readaptação da adaptação feita em 2011 da Escala de Avaliação da Inteligência Emocional de Wong e Law (WLEIS). Os dados foram analisados estatisticamente para identificar os padrões e as relações entre as variáveis estudadas, sendo que trabalhamos com uma amostra de aproximadamente, 12% e apesar de um coeficiente Alpha de Cronbach de 0,59, os resultados indicaram um forte consenso sobre a importância da IE na profissão contábil. Esta pesquisa concluiu que a IE desempenha um papel crucial na formação dos contadores, contribuindo para um desempenho profissional mais equilibrado. Além do mais, este artigo reforça a importância da Inteligência Emocional na contabilidade, promovendo sucesso profissional, habilidades interpessoais, equilíbrio emocional e eficácia sob pressão. |
Abstract: | No abstract |
Palavras-chave: | Ciências Contábeis Estudantes Inteligência Emocional |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32485 |
Data do documento: | 22-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Contabéis - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
4- JoyceClaradosSantosSilva _ARTIGO.pdf | ARTIGO | 336,92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
4- JoyceClaradosSantosSilva _TERMO.pdf | TERMO | 188,43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons