Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3249
Tipo: TCC
Título: Relatório de estágio supervisionado : uma análise das interações entre o estagiário, o professor supervisor e o professor orientador
Autor(es): Meireles, Amanda Alves Lino de
Primeiro Orientador: Esvael, Eliana da Silva
referee1 : Lucena, Josete Marinho de
referee2: Farias, Alyere Silva
Resumo: O presente trabalho cujo título denomina-se Relatório de Estágio Supervisionado: uma análise das interações entre o Estagiário, o Professor Supervisor e o Professor Orientador, tem como objetivo observar e analisar as interações de todos os sujeitos envolvidos no estágio a partir de relatórios de Estágio Supervisionado. Além das interações, analisaremos também as percepções e sensações dos sujeitos envolvidos. Utilizamos como corpus cinco relatórios apresentados à disciplina de Estágio Supervisionado IV no ano de 2016 de alunos estagiários do curso de Letras da Universidade Federal da Paraíba, escolhemos os relatórios, pois os mesmos trazem percepções à partir das experiências dos estagiários dentro do contexto da sala de aula. Trata-se de estágios realizados em escolas públicas da Paraíba. Como fundamentação teórica, para embasar nosso trabalho utilizamos dos autores Mendes e Castro (2008), Kleiman (1995), Fávero (1992), Fiorentini e Castro (2003), Almeida e Pimenta (2014) Pimenta e Lima (2009), dentre outros, para que possamos relacionar o nosso trabalho com as concepções sobre o estágio que estes autores trazem com base em estudos e experiências. Este trabalho nos permitiu refletir sobre a importância do estágio na vida de todos os envolvidos neste processo, bem como nos trouxe viver e conhecer experiências que só acrescentaram em nossas vidas acadêmica e profissional.
Abstract: The present work whose title is called Supervised Internship Report: an analysis of the interactions between the Trainee, the Supervisory Teacher and the Advisor, aims to observe and analyze the interactions of all subjects involved in the internship from reports of Internship Supervised. In addition to the interactions, we will also analyze the perceptions and sensations of the enlightened subjects. We used as corpus five reports presented to the discipline of Supervised Internship IV in the year 2016 of students trainees of the course of Letters of the Federal University of Paraíba. These are placements carried out in public schools in Paraíba. As a theoretical basis To base our work, we use the authors Mendes and Castro (2008), Kleiman (1995), Fávero (1992), Fiorentini e Castro (2003), Almeida e Pimenta (2014) Pimenta e Lima (2009) and others so that we can relate our work to the conceptions about the stage that these authors bring on the basis of studies and experiences. This work allowed us to reflect on the importance of the internship in the lives of all involved in this process, as well as brought us to live and experience experiences that only added in our academic and professional lives.
Palavras-chave: Estágio supervisionado
Sujeitos do estágio
Interação -Relação
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Clássicas e Vernáculas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3249
Data do documento: 28-Nov-2017
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AALM30112017.pdf733,68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons