Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3249
metadata.dc.type: TCC
Title: Relatório de estágio supervisionado : uma análise das interações entre o estagiário, o professor supervisor e o professor orientador
metadata.dc.creator: Meireles, Amanda Alves Lino de
metadata.dc.contributor.advisor1: Esvael, Eliana da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Lucena, Josete Marinho de
metadata.dc.contributor.referee2: Farias, Alyere Silva
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho cujo título denomina-se Relatório de Estágio Supervisionado: uma análise das interações entre o Estagiário, o Professor Supervisor e o Professor Orientador, tem como objetivo observar e analisar as interações de todos os sujeitos envolvidos no estágio a partir de relatórios de Estágio Supervisionado. Além das interações, analisaremos também as percepções e sensações dos sujeitos envolvidos. Utilizamos como corpus cinco relatórios apresentados à disciplina de Estágio Supervisionado IV no ano de 2016 de alunos estagiários do curso de Letras da Universidade Federal da Paraíba, escolhemos os relatórios, pois os mesmos trazem percepções à partir das experiências dos estagiários dentro do contexto da sala de aula. Trata-se de estágios realizados em escolas públicas da Paraíba. Como fundamentação teórica, para embasar nosso trabalho utilizamos dos autores Mendes e Castro (2008), Kleiman (1995), Fávero (1992), Fiorentini e Castro (2003), Almeida e Pimenta (2014) Pimenta e Lima (2009), dentre outros, para que possamos relacionar o nosso trabalho com as concepções sobre o estágio que estes autores trazem com base em estudos e experiências. Este trabalho nos permitiu refletir sobre a importância do estágio na vida de todos os envolvidos neste processo, bem como nos trouxe viver e conhecer experiências que só acrescentaram em nossas vidas acadêmica e profissional.
Abstract: The present work whose title is called Supervised Internship Report: an analysis of the interactions between the Trainee, the Supervisory Teacher and the Advisor, aims to observe and analyze the interactions of all subjects involved in the internship from reports of Internship Supervised. In addition to the interactions, we will also analyze the perceptions and sensations of the enlightened subjects. We used as corpus five reports presented to the discipline of Supervised Internship IV in the year 2016 of students trainees of the course of Letters of the Federal University of Paraíba. These are placements carried out in public schools in Paraíba. As a theoretical basis To base our work, we use the authors Mendes and Castro (2008), Kleiman (1995), Fávero (1992), Fiorentini e Castro (2003), Almeida e Pimenta (2014) Pimenta e Lima (2009) and others so that we can relate our work to the conceptions about the stage that these authors bring on the basis of studies and experiences. This work allowed us to reflect on the importance of the internship in the lives of all involved in this process, as well as brought us to live and experience experiences that only added in our academic and professional lives.
Keywords: Estágio supervisionado
Sujeitos do estágio
Interação -Relação
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras Clássicas e Vernáculas
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3249
Issue Date: 28-Nov-2017
Appears in Collections:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AALM30112017.pdf733,68 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons