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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32495
Tipo: TCC
Título: Sou Egresso em Computação, Estou Preparado para Ingressar no Mercado de Jogos Digitais?
Autor(es): Eustáquio, Danielle Victória Soares
Primeiro Orientador: Ricarte, Danielle Rousy Dias
Resumo: Este trabalho tem como objetivo geral compreender a interseção entre a formação superior nos cursos de Ciência da Computação e Engenharia de Computação do Centro de Informática da UFPB e as demandas de trabalho no mercado de jogos nacional e internacional, buscando entender o perfil que o profissional necessita ter para seguir nesse ramo. Essa pesquisa se caracteriza com a natureza exploratória e teve como procedimentos adotados as pesquisas: bibliográfica e de campo. Elas visam identificar os conhecimentos exigidos pelo mercado global de jogos digitais e os perfis dos egressos em Ciência da Computação e Engenharia de Computação da UFPB para fins comparativos. Como resultado obtido, é observado que a formação em Ciência da Computação possui mais interseções com os conhecimentos mais exigidos pelo mercado de jogos digitais. Além disso, pode-se identificar as áreas de conhecimentos que mais são requisitas por esse mercado e os pontos em comum com esses cursos.
Abstract: This study aims to understand the intersection between higher education in Computer Science and Computer Engineering at the Center for Informatics at UFPB and the demands of the national and international gaming market, seeking to comprehend the profile that professionals need to pursue a career in this field. This research is characterized by its exploratory nature and employed bibliographical and field research procedures. These procedures aim to identify the knowledge required by the global market of digital games and the profiles of graduates in Computer Science and Computer Engineering from UFPB for comparative purposes. As a result, it is observed that the education in Computer Science has more intersections with the knowledge most demanded by the digital gaming market. Furthermore, it is possible to identify the areas of knowledge that most are requested by this market and the common points with these courses.
Palavras-chave: Bacharel em computação
Desenvolvimento de jogos
Mercado de jogos digitais
Ensino superior
CNPq: CNPQ::OUTROS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Computação Científica
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32495
Data do documento: 16-Mai-2024
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação - CI

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