Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32497
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFrança, Rebeca Falcão dos Santos Melo-
dc.date.accessioned2024-11-19T10:04:05Z-
dc.date.available2024-03-26-
dc.date.available2024-11-19T10:04:05Z-
dc.date.issued2023-11-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32497-
dc.description.abstractThrough a phenomenological approach, intermediated by the body and the human senses, this work is an analytical study of the experience in the architecture of the Cais do Sertão Museum. The Museum, marked by representativeness and reference to northeastern culture, was designed in 2009 by the Brasil Arquitetura Office that, according to Max Risselada (2005, p.10) represents"”a specific architectural culture"”. Furthermore, the founding architects, Marcelo Ferraz and Francisco Fanucci, manifest projective postures aimed at a constructive sensitivity directed to the phenomenology of architecture, with an openness to the senses and the appreciation of the perceptive experience. Starting from the question: How can the architectural culture of Brasil Arquitetura affects the sensory experience of users? Having as a general objective: to understand the relationship between the architectural experiences in the Cais do Sertão Museum and the production of Brasil Arquitetura. Therefore, the methodological procedures were organized into 4 stages of research: 1) bibliographic review; 2) documentary research; 3) field research and 4) phenomenological description. which sought to describe the phenomenon that is revealed in experience, pointing to a perceptual experience, linked to memory, consciousness, the body and architectural culture. Three visits to the Cais do Sertão Museum were made, developing an experience report for each visit, analyzed from the lines: 1) childhood memory; 2) senses and movement and 3) architectural culture. Sensory experiences in architecture are evidenced, and it is sought to emphasize the role of the body, senses and memory in this experience. This work highlights that experiencing a place / space is always a new and individual experience, and we can only understand it through our bodies.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fernando Augusto Alves Vieira (fernandovieira@biblioteca.ufpb.br) on 2024-11-19T10:04:05Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RebecaFalcãoDosSantosMeloFrança_Dissert.pdf: 10054354 bytes, checksum: 8cff5fd1a9d7e6e319ed5b66c0ec9858 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-11-19T10:04:05Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RebecaFalcãoDosSantosMeloFrança_Dissert.pdf: 10054354 bytes, checksum: 8cff5fd1a9d7e6e319ed5b66c0ec9858 (MD5) Previous issue date: 2023-11-30en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectFenomenologia da arquiteturapt_BR
dc.subjectCultura arquitetônicapt_BR
dc.subjectMuseu Cais do Sertãopt_BR
dc.subjectPhenomenology of architecturept_BR
dc.subjectArchitectural culturept_BR
dc.subjectCais do Sertão Museumpt_BR
dc.titleGuardando as recordações das terras onde passei: experiência na arquitetura do Museu Cais do Sertãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Bonates, Mariana Fialho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4495152040676713pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4736499171883615pt_BR
dc.description.resumoPor meio de uma abordagem fenomenológica, intermediada pelos sentidos humanos e pelo corpo, este trabalho trata-se de um estudo analítico da experiência na arquitetura do Museu Cais do Sertão. O museu, marcado pela representatividade e referência à cultura nordestina, foi projetado em 2009 pelo Escritório Brasil Arquitetura que apresenta, segundo Max Risselada (2005, p.10) “uma cultura arquitetônica específica”. Além disso os arquitetos fundadores, Marcelo Ferraz e Francisco Fanucci, manifestam posturas projetuais voltadas para uma sensibilidade construtiva direcionada para a fenomenologia da arquitetura, com uma abertura para os sentidos, e a valorização da experiência perceptiva. Sendo assim, parte-se da questão: De que maneira a cultura arquitetônica do Brasil Arquitetura pode afetar a experiência sensorial dos usuários? O trabalho tem como objetivo geral: compreender a relação entre as experiências arquitetônicas no Museu Cais do Sertão e a cultura arquitetônica do Brasil Arquitetura. Para tanto os procedimentos metodológicos foram organizados em 4 etapas de pesquisa: 1) revisão bibliográfica; 2) pesquisa documental; 3) pesquisa de campo e 4) realização da descrição fenomenológica, que buscou descrever o fenômeno que se revela na experiência, apontando para uma experiência perceptiva, atrelada à memória, à consciência, ao corpo e à cultura arquitetônica. Realizou-se para tal, três visitas ao Museu, desenvolvendo para cada visita um relato de experiência, analisados a partir dos eixos: 1) memória da infância; 2) sentidos e movimento e 3) cultura arquitetônica. A cultura arquitetônica do escritório Brasil Arquitetura contribui para provocar experiências, trabalhando uma abordagem fenomenológica em suas produções. Este trabalho evidencia que experienciar um espaço é sempre uma experiência nova e individual, e que somente por meio do nosso corpo podemos percebê-lo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Tecnologia (CT) - Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RebecaFalcãoDosSantosMeloFrança_Dissert.pdf9,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons