Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3250| Tipo: | TCC |
| Título: | Produção escrita dos jovens da educação de jovens e adultos: um estudo de caso com a experiência no projeto PROLICEN |
| Autor(es): | Veríssimo, Ana Emília Martins |
| Primeiro Orientador: | Furtado, Quézia Vila Flor |
| referee1 : | Lucena, Josete Marinho de |
| referee2: | Costa, Isabel Marinho da |
| Resumo: | O objetivo do trabalho foi analisar as dificuldades que os alunos da Educação de Jovens e Adultos enfrentam em relação à ortografia, a partir do material coletado em uma experiência no Projeto de intervenção PROLICEN/UFPB-Jovens da Educação de Jovens e Adultos: superação no processo de escolarização 2016 orientado por Quézia Vila Flor Furtado, realizada na Escola Municipal de Educação Infantil e Educação Fundamental Antônio Santos Coelho Neto, localizada no bairro da Penha em João Pessoa-PB, nos Ciclos III e IV no turno da noite. Participaram da pesquisa seis sujeitos, com suas respectivas produções textuais. Sendo três alunos do Ciclo IV, e dois do Ciclo III, sendo 5 do sexo masculino e 1 do sexo feminino. A metodologia aplicada para essa pesquisa é de caráter qualitativo, utilizando as técnicas de observação. Utilizamos como aporte teórico: Carrano e Peregrino (2005), Bagno (2001), Possenti (1996) e Moura Neves (2003), Zorzi (2008). Foi verificado na análise dos dados apresentados que os sujeitos se apoiam na oralidade em relação às dificuldades apresentadas na escrita. |
| Abstract: | The objective of this study was to analyze the difficulties faced by young people in youth and adult education in relation to orthography, based on the material collected in an experience in the intervention project PROLICEN / UFPB-Youth for Youth and Adult Education: the 2016 guided by Quézia Vila Flor Furtado schooling process, held at the Municipal School of Early Childhood Education and Primary Education Antônio Santos Coelho Neto, located in Penha neighborhood in João Pessoa-PB, in Cycles III and IV during the night shift. Six subjects participated, with their respective textual productions. Being three students of Cycle IV, and two of Cycle III, being 5 males and 1 female. The methodology applied for this research is qualitative, using the techniques of observation. We use as a theoretical contribution: Carrano and Peregrino (2005), Bagno (2001), Possenti (1996) and Moura Neves (2003), Zorzi (2008). It was verified in the analysis of the data presented that the subjects rely on orality in relation to the difficulties presented in the writing. |
| Palavras-chave: | Escolarização Juventude Leitura Escrita |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras Clássicas e Vernáculas |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3250 |
| Data do documento: | 23-Nov-2017 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AEMV13122017.pdf | 743,27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
