Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3250
metadata.dc.type: TCC
Title: Produção escrita dos jovens da educação de jovens e adultos: um estudo de caso com a experiência no projeto PROLICEN
metadata.dc.creator: Veríssimo, Ana Emília Martins
metadata.dc.contributor.advisor1: Furtado, Quézia Vila Flor
metadata.dc.contributor.referee1: Lucena, Josete Marinho de
metadata.dc.contributor.referee2: Costa, Isabel Marinho da
metadata.dc.description.resumo: O objetivo do trabalho foi analisar as dificuldades que os alunos da Educação de Jovens e Adultos enfrentam em relação à ortografia, a partir do material coletado em uma experiência no Projeto de intervenção PROLICEN/UFPB-Jovens da Educação de Jovens e Adultos: superação no processo de escolarização 2016 orientado por Quézia Vila Flor Furtado, realizada na Escola Municipal de Educação Infantil e Educação Fundamental Antônio Santos Coelho Neto, localizada no bairro da Penha em João Pessoa-PB, nos Ciclos III e IV no turno da noite. Participaram da pesquisa seis sujeitos, com suas respectivas produções textuais. Sendo três alunos do Ciclo IV, e dois do Ciclo III, sendo 5 do sexo masculino e 1 do sexo feminino. A metodologia aplicada para essa pesquisa é de caráter qualitativo, utilizando as técnicas de observação. Utilizamos como aporte teórico: Carrano e Peregrino (2005), Bagno (2001), Possenti (1996) e Moura Neves (2003), Zorzi (2008). Foi verificado na análise dos dados apresentados que os sujeitos se apoiam na oralidade em relação às dificuldades apresentadas na escrita.
Abstract: The objective of this study was to analyze the difficulties faced by young people in youth and adult education in relation to orthography, based on the material collected in an experience in the intervention project PROLICEN / UFPB-Youth for Youth and Adult Education: the 2016 guided by Quézia Vila Flor Furtado schooling process, held at the Municipal School of Early Childhood Education and Primary Education Antônio Santos Coelho Neto, located in Penha neighborhood in João Pessoa-PB, in Cycles III and IV during the night shift. Six subjects participated, with their respective textual productions. Being three students of Cycle IV, and two of Cycle III, being 5 males and 1 female. The methodology applied for this research is qualitative, using the techniques of observation. We use as a theoretical contribution: Carrano and Peregrino (2005), Bagno (2001), Possenti (1996) and Moura Neves (2003), Zorzi (2008). It was verified in the analysis of the data presented that the subjects rely on orality in relation to the difficulties presented in the writing.
Keywords: Escolarização
Juventude
Leitura Escrita
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras Clássicas e Vernáculas
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3250
Issue Date: 23-Nov-2017
Appears in Collections:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AEMV13122017.pdf743,27 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons