Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32509
Tipo: TCC
Título: Tratamento de água: uma proposta didática de contextualização no ensino de química
Autor(es): Rafael, Paulo Alberto Rocha
Primeiro Orientador: Messias Bichinho, Kátia
Resumo: Reconhecendo que a escola desempenha um papel essencial na conscientização e sensibilização das futuras gerações, este trabalho apresenta uma proposta didática que permita ao aluno aprofundar seus conhecimentos científicos sobre a química da água e sua importância para a vida. Diante da crise hídrica em nível mundial, o objetivo é explorar uma abordagem química contextualizada do tratamento de água, ressaltando os processos físico-químicos de separação de misturas envolvidos e sua relevância para a sustentabilidade ambiental. O intuito é aprofundar a compreensão dos alunos sobre esses processos por meio de conceitos químicos, além de incentivar a conscientização ambiental, integrando esses conhecimentos aos conteúdos de química geral e inorgânica no ensino fundamental e médio. As atividades foram desenvolvidas com 40 estudantes de duas turmas, uma do nono ano do ensino fundamental e uma turma do terceiro ano do ensino médio de uma escola pública de João Pessoa. Os conteúdos abordados incluíram conceitos sobre misturas e os processos de separação de misturas aplicados no tratamento de água. A metodologia consistiu em uma aula expositiva, seguida da apresentação de um vídeo que ilustra o funcionamento de uma estação de tratamento de água. Para reforçar o aprendizado, realizamos uma roda de conversa seguida de uma gincana com perguntas e respostas, tornando o processo de aprendizagem mais dinâmico e interativo. Como instrumento de coleta de dados, os alunos responderam a um questionário. A metodologia adotada despertou o interesse dos alunos pela temática, facilitando o ensino de separação de misturas e promovendo a conscientização ambiental, fundamental no contexto atual. Além disso, contribuiu para a formação de indivíduos mais conscientes da importância da preservação da água para a vida na Terra.
Abstract: Recognizing that schools play an essential role in raising awareness and sensitizing future generations, this work presents a didactic proposal that allows students to deepen their scientific knowledge about the chemistry of water and its importance for life. In light of the global water crisis, the objective is to explore a contextualized chemical approach to water treatment, highlighting the physicochemical processes of mixture separation involved and their relevance to environmental sustainability. The aim is to enhance students' understanding of these processes through chemical concepts, while also encouraging environmental awareness by integrating this knowledge with the contents of general and inorganic chemistry in elementary and high school education. The activities were developed with 40 students from two classes: one from the ninth grade of elementary school and another from the third year of high school at a public school in João Pessoa. The topics covered included concepts about mixtures and the processes of mixture separation applied in water treatment. The methodology consisted of a lecture followed by a video presentation illustrating the functioning of a water treatment plant. To reinforce learning, we conducted a discussion circle followed by a quiz, making the learning process more dynamic and interactive. As a data collection instrument, students answered a questionnaire. The adopted methodology sparked the students' interest in the topic, facilitating the teaching of mixture separation and promoting environmental awareness, which is crucial in the current context. Additionally, it contributed to the formation of individuals more conscious of the importance of water preservation for life on Earth.
Palavras-chave: Contextualização do tratamento de água
Ensino de química
Tratamento de água - Proposta didática
Química
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Química
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32509
Data do documento: 23-Out-2024
Aparece nas coleções:TCC - Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PARR06112024.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.