Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32511
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Um estudo sobre o comportamento financeiro dos jovens aprendizes do SENAI na cidade de Guarabira-PB
Autor(es): Silva, Ricky Márcio da Rocha
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo investigar o nível de conhecimento financeiro dos jovens aprendizes e como isso impacta suas decisões de investimento pessoal. A pesquisa foi realizada com alunos do SENAI de Guarabira-PB, abrangendo faixas etárias entre 18 a 24 anos, residentes da cidade de Guarabira/PB da zona urbana, com predominância do sexo masculino e utilizou uma abordagem qualitativa, por meio de questionário eletrônico aplicado entre agosto e setembro de 2024 com perguntas realizadas através do Google Forms® por meio de um QRCode enviado através de aplicativo de mensagem. Além disso, a educação financeira é fundamental na formação de habilidades para a gestão das finanças pessoais, pois proporciona aos indivíduos o conhecimento e as ferramentas necessárias para tomar decisões financeiras informadas e responsáveis. O estudo destaca a necessidade urgente de implementar programas educacionais, palestras, oficinas, que promovam a educação financeira, não apenas para os alunos que participaram da pesquisa, mas para toda a população jovem. A pesquisa enfatiza que, apesar da falta de conhecimento, muitos jovens demonstram interesse em melhorar suas práticas financeiras, o que indica uma oportunidade para intervenções educativas. sugerem que a capacitação em educação financeira pode levar a uma melhoria nas práticas financeiras dos jovens, contribuindo para um desenvolvimento mais eficaz de programas educacionais. Espera-se que esse estudo possa influenciar positivamente a formação de uma cultura de educação financeira, capacitando os jovens a tomar decisões mais conscientes e informadas sobre suas finanças pessoais, garantindo com que esses jovens tenham uma consciência de como estão realocando suas finanças afim de terem uma vida financeiramente saudável, garantindo uma solidificação do meio social supracitado.
Abstract: No abstract
Palavras-chave: Educação Financeira
Aprendizagem
Comportamento Financeiro
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32511
Data do documento: 17-Out-2024
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Contabéis - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RickyMárciodaRochaSilva _TERMO.pdfTERMO205,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia
RickyMárciodaRochaSilva _ARTIGO.pdfARTIGO197,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons