Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3251
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Aparecida Emilia Piraiba dos-
dc.date.accessioned2017-12-19T11:44:56Z-
dc.date.available2017-11-24-
dc.date.available2017-12-19T11:44:56Z-
dc.date.issued2017-11-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3251-
dc.description.abstractNot available.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-12-19T11:44:56Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) AEPS24112017.pdf: 796240 bytes, checksum: 45a1255c3ed95e2932a0030ab96baf90 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-19T11:44:56Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) AEPS24112017.pdf: 796240 bytes, checksum: 45a1255c3ed95e2932a0030ab96baf90 (MD5) Previous issue date: 2017-11-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLeitura e escritapt_BR
dc.subjectDocumentos oficiaispt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.titleConcepções de leitura e escrita nos documentos oficiais e na escola pública: uma análise comparativapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Esvael, Eliana Vasconcelos da Silva-
dc.contributor.referee1Lucena, Josete Marinho de-
dc.contributor.referee2Ribeiro, Maria das Graças Carvalho-
dc.description.resumoEste trabalho é fruto de pesquisas feitas em duas escolas públicas: Escola Estadual de Ensino Médio Padre Hildon Bandeira e Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Papa Paulo VI, ambas em João Pessoa (PB), tais escolas foram escolhidas por serem alvo de estágios que participei durante a graduação, tencionamos como objetivo geral discutir e compreender como se dá o ensino da leitura e da produção textual nas aulas de português, no ensino médio das escolas. Pretendemos, especificamente, descrever as observações das aulas observadas nas escolas, por fim, fazer uma reflexão sobre as práticas de leitura e de escrita propostas em sala de aula, contrapondo-as com as orientações apresentadas nos documentos oficiais PCN e OCEM. Como embasamento teórico, buscamos apoio nos documentos oficiais tais como Orientações Curriculares do Ensino Médio (2000), Parâmetros Curriculares Nacionais (2007), Maria Helena Martins (1986), Magda Soares (2003), Ângela Kleiman (1995). A partir dessas observações e da coleta de dados nas entrevistas e nos questionários, foi possível constatar que os materiais utilizados para o ensino /aprendizagem de leitura e escrita não alcançam os objetivos propostos pelo PCN e OCEM. Observou-se que alunos do ensino médio possuíam dificuldades em produzir e ler textos diversos, e que os professores possuíam dificuldades em compreender os documentos oficiais. Esse trabalho traz informações sobre o papel da leitura para o aprimoramento da escrita e, como a prática docente e o uso das instruções dos documentos oficiais podem influenciar nesse processo de leitura/escrita nas aulas de língua portuguesa do ensino Médio.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AEPS24112017.pdf777,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons