Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3251
Tipo: TCC
Título: Concepções de leitura e escrita nos documentos oficiais e na escola pública: uma análise comparativa
Autor(es): Santos, Aparecida Emilia Piraiba dos
Primeiro Orientador: Esvael, Eliana Vasconcelos da Silva
referee1 : Lucena, Josete Marinho de
referee2: Ribeiro, Maria das Graças Carvalho
Resumo: Este trabalho é fruto de pesquisas feitas em duas escolas públicas: Escola Estadual de Ensino Médio Padre Hildon Bandeira e Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Papa Paulo VI, ambas em João Pessoa (PB), tais escolas foram escolhidas por serem alvo de estágios que participei durante a graduação, tencionamos como objetivo geral discutir e compreender como se dá o ensino da leitura e da produção textual nas aulas de português, no ensino médio das escolas. Pretendemos, especificamente, descrever as observações das aulas observadas nas escolas, por fim, fazer uma reflexão sobre as práticas de leitura e de escrita propostas em sala de aula, contrapondo-as com as orientações apresentadas nos documentos oficiais PCN e OCEM. Como embasamento teórico, buscamos apoio nos documentos oficiais tais como Orientações Curriculares do Ensino Médio (2000), Parâmetros Curriculares Nacionais (2007), Maria Helena Martins (1986), Magda Soares (2003), Ângela Kleiman (1995). A partir dessas observações e da coleta de dados nas entrevistas e nos questionários, foi possível constatar que os materiais utilizados para o ensino /aprendizagem de leitura e escrita não alcançam os objetivos propostos pelo PCN e OCEM. Observou-se que alunos do ensino médio possuíam dificuldades em produzir e ler textos diversos, e que os professores possuíam dificuldades em compreender os documentos oficiais. Esse trabalho traz informações sobre o papel da leitura para o aprimoramento da escrita e, como a prática docente e o uso das instruções dos documentos oficiais podem influenciar nesse processo de leitura/escrita nas aulas de língua portuguesa do ensino Médio.
Abstract: Not available.
Palavras-chave: Leitura e escrita
Documentos oficiais
Ensino Médio
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Clássicas e Vernáculas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3251
Data do documento: 24-Nov-2017
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AEPS24112017.pdf777,58 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons