Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3251
metadata.dc.type: TCC
Title: Concepções de leitura e escrita nos documentos oficiais e na escola pública: uma análise comparativa
metadata.dc.creator: Santos, Aparecida Emilia Piraiba dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Esvael, Eliana Vasconcelos da Silva
metadata.dc.contributor.referee1: Lucena, Josete Marinho de
metadata.dc.contributor.referee2: Ribeiro, Maria das Graças Carvalho
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho é fruto de pesquisas feitas em duas escolas públicas: Escola Estadual de Ensino Médio Padre Hildon Bandeira e Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Papa Paulo VI, ambas em João Pessoa (PB), tais escolas foram escolhidas por serem alvo de estágios que participei durante a graduação, tencionamos como objetivo geral discutir e compreender como se dá o ensino da leitura e da produção textual nas aulas de português, no ensino médio das escolas. Pretendemos, especificamente, descrever as observações das aulas observadas nas escolas, por fim, fazer uma reflexão sobre as práticas de leitura e de escrita propostas em sala de aula, contrapondo-as com as orientações apresentadas nos documentos oficiais PCN e OCEM. Como embasamento teórico, buscamos apoio nos documentos oficiais tais como Orientações Curriculares do Ensino Médio (2000), Parâmetros Curriculares Nacionais (2007), Maria Helena Martins (1986), Magda Soares (2003), Ângela Kleiman (1995). A partir dessas observações e da coleta de dados nas entrevistas e nos questionários, foi possível constatar que os materiais utilizados para o ensino /aprendizagem de leitura e escrita não alcançam os objetivos propostos pelo PCN e OCEM. Observou-se que alunos do ensino médio possuíam dificuldades em produzir e ler textos diversos, e que os professores possuíam dificuldades em compreender os documentos oficiais. Esse trabalho traz informações sobre o papel da leitura para o aprimoramento da escrita e, como a prática docente e o uso das instruções dos documentos oficiais podem influenciar nesse processo de leitura/escrita nas aulas de língua portuguesa do ensino Médio.
Abstract: Not available.
Keywords: Leitura e escrita
Documentos oficiais
Ensino Médio
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras Clássicas e Vernáculas
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3251
Issue Date: 24-Nov-2017
Appears in Collections:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AEPS24112017.pdf777,58 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons