Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3252
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Ana Gabriella Barbosa-
dc.date.accessioned2017-12-19T11:52:34Z-
dc.date.available2017-12-14-
dc.date.available2017-12-19T11:52:34Z-
dc.date.issued2017-11-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3252-
dc.description.abstractThe National High School Examination (ENEM), created in 1998, came with the aim of bringing a panorama of the reality of Basic Education in Brazil. For eleven years, ENEM remained with this objective, but in 2009 its structure, as well as its function was expanded. That year, in addition to revealing High School face, ENEM became one of the main instruments of accessing Higher Education, supplanting a large part of the traditional vestibular. After this change, the exam gained an important place within Brazilian schools, as it also became the study object of many researches (GOMES, 2013; VINCENTINI, 2015; RESENDE, 2016). Considering this exam relevance, the present work focuses on the writing test with the objective of investigating Enem Writing Test as a device capable of interfering in the selection of the activities of textual production in high school textbooks. To meet this goal, we have selected a collection approved by the National Textbook Plan (PNLD), titled "Contemporary Portuguese: Dialogue, Use and Reflection", by Saraiva. In the collection, we have selected the textual production activities suggested in the sections "Time of Writing" and "Inside Enem and other vestibular" and the thematic project “Enem Preliminary Test -The writing in examination". The data obtained from these sections were interpreted in the light of Language Policy, more specifically, in the notion of mechanisms by Shohamy (2006), because for the author there are mechanisms capable of promoting linguistic policies, in which language tests are understood as one of these devices. After the qualitative analysis of the data, we concluded that Enem Writing Test acts as a mechanism within the analyzed work, however this action occurs differently in the three volumes. In volume three, Enem Writing Test acts expressively, whereas in the first two volumes the performance happens in relation to themes which were already present in Enem writing test.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Letras presencial Coordenação (letras.presencial@cchla.ufpb.br) on 2017-12-19T11:52:34Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) AGBS14122017.pdf: 9493046 bytes, checksum: acb67982d70341cda618e495d9af58b6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-12-19T11:52:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) AGBS14122017.pdf: 9493046 bytes, checksum: acb67982d70341cda618e495d9af58b6 (MD5) Previous issue date: 2017-11-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectRedação do ENEMpt_BR
dc.subjectMecanismo de política linguísticapt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.titleA redação do ENEM como um mecanismo de política linguística: um estudo de materiais do ensino médiopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Socorro Cláudia Tavares de-
dc.contributor.referee1Ponte, Andrea Silva-
dc.contributor.referee2Dionísio, Cynthia Israelly Barbalho-
dc.contributor.referee3Farias, Luana Fracisleyde Pessoa de-
dc.description.resumoO Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), criado em 1998, nasceu com o objetivo de revelar um panorama da realidade da Educação Básica no Brasil. Durante onze anos, o ENEM permaneceu com esse objetivo, mas em 2009 sua estrutura, como também a sua função foi ampliada. Naquele ano, além de revelar a face do Ensino Médio, o ENEM passava a ser um dos principais instrumentos de acesso ao Ensino Superior suplantando boa parte dos vestibulares tradicionais. Após essa mudança, o exame ganhou um espaço importante dentro das escolas brasileiras, como também tornou-se objeto de estudo de muitas pesquisas (GOMES,2013; VINCENTINI,2015; RESENDE,2016). Tendo em vista essa relevância do exame, o presente trabalho foca na prova de redação com o objetivo de investigar a Redação do Enem como um dispositivo capaz de interferir na seleção das atividades de produção textual dos livros didáticos do Ensino Médio. Para atender o objetivo traçado, selecionamos uma coleção aprovada pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD, 2015), intitulada “Português Contemporâneo: Diálogo, uso e reflexão”, da editora Saraiva. Na coleção, selecionamos as atividades de produção textual sugeridas nas seções “Hora de Escrever” e “Por dentro do Enem e de outros vestibulares” e o projeto temático “Simulado Enem - A redação em exame”. Os dados obtidos dessas seções foram interpretados à luz da Política Linguística, mais especificamente, da noção de mecanismos de Shohamy (2006), pois para a autora existem mecanismos capazes de promoverem políticas linguísticas, sendo os testes de língua compreendidos como um desses dispositivos. Após a análise qualitativa dos dados, concluímos que a Redação do Enem atua como um mecanismo dentro da obra analisada, contudo essa ação ocorre de modo distinto nos três volumes. No volume três, a Redação do Enem atua expressivamente, ao passo que nos dois primeiros volumes a atuação acontece em relação aos temas que já estiverampt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AGBS14122017.pdf9,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons