Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3253
Tipo: TCC
Título: A eficácia da sequência didática como instrumento metodológico no ensino de língua portuguesa (nível médio)
Autor(es): Ferreira, Amanda Joyce de Jesus
Primeiro Orientador: Melo, Maria de Fátima Benício de
referee1 : Ribeiro, Maria das Graças Carvalho
referee2: Assis, Maria Cristina de
referee3 : Martins, Eneida de Oliveira
Resumo: Neste trabalho, pretendemos, em linhas gerais, relatar a aplicação e o desenvolvimento de uma sequência didática sobre figuras de linguagem em duas turmas de 1° ano da EEEM Professora Olivina Olívia Carneiro da Cunha, em João Pessoa, PB. Especificamente, objetivamos: i) analisar os impactos causados nos alunos e ii) discutir sua eficácia como instrumento metodológico para o ensino de Língua Portuguesa. As intervenções aqui delineadas são resultantes da aplicação de uma sequência didática, devido à participação da bolsista no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de Licenciatura em Letras-Português da Universidade Federal da Paraíba. Para fundamentarmos nossa pesquisa, utilizamos aportes teóricos dos seguintes autores: Antunes (2003/2010), Cosson (2016), Koch e Elias (2014), Geraldi (1984), Marcuschi (2007/2008), PCN’s (2000), OCEM’s (2006), RCNEM (2007), entre outros. Baseando-nos no método da sequência didática de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004), partimos da leitura de propagandas, de análises de músicas e discussões destas para a realização de uma pesquisa feita pelos alunos. Analisamos, no decorrer do presente trabalho, 08 pesquisas realizadas pelos alunos de ambas as turmas durante a aplicação da sequência, evidenciando os impactos decorrentes dessa atividade, como também o desempenho dos alunos durante a aplicação dessa sequência.
Abstract: In this work, we intend, in general lines, report on the application and development of a didactic sequence on language figures in two classes of the first-year of the high school in Olivina Olivia Carneiro da Cunha, in João Pessoa, PB. Especifically, we objected: i) analyze the impacts on students and ii) to discuss it’s effectiveness as a methodological tool for teaching portuguese. The interventions outlined here are the resulto f the application of a didactic sequence, due to the participation of the Institucional Scholorship Program (PIBID) of the licentiate course in Portuguese Letthers of the Federal University of Paraíba. To base our research, we use theorecticol contributions from the following authors: Antunes (2003/2010), Cosson (2016), Koch and Elias (2014), Geraldi (1984), Marcuschi (2007/2008), PCN’s (2000), OCEM’s (2006), RCNEM (2007), among others. Based on the method of the didactic sequence of Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004), we start from the reading of advertisements, from analysis of song and discussions of these to the accomplishment of a research done by the students. We will analyze, in the course of this work, 08 searchs by the students of both classes in which the sequence was applied, evidencing the impacts of this activity, as well as the students performance during the application of this sequence.
Palavras-chave: Língua portuguesa
Sequência didática
Ensino médio
Figuras de linguagem
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras Clássicas e Vernáculas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3253
Data do documento: 23-Nov-2017
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AJJF30112017.pdf3,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons