Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32533
Tipo: TCC
Título: Segmentação de Clientes e Otimização de Estratégias: Abordagens Avançadas com Analise RFM e Algoritmos de Clusterização
Autor(es): Santana Júnior, Geraldo Figueiredo de
Primeiro Orientador: Barbosa, Yuri de Almeida Malheiros
Resumo: Este artigo discute a segmentação de clientes e a otimização de es- ˜ Estratégias por meio da análise RFM e algoritmos de clusterização. A análise ´ RFM (Recencia, Frequ ˆ encia e Valor Monetário) identifica clientes de alto va- ´ lor, ajudando a priorizar esforços de marketing para retenção e fidelização. A ˜ Motivação do estudo ˜ e a necessidade das empresas de entender melhor seus ´ clientes, melhorar suas estratégias de marketing e impulsionar o crescimento ´ dos negócios. A combinação da análise RFM com t ´ técnicas de mineração de ˜ dados oferecem insights valiosos para a gestão de relacionamento com o cliente e ˜ Otimização das operações comerciais. O estudo aplica a análise RFM usando o ´ Método k-Means para avaliar sua eficácia, permitindo a criação ´ ao de perfis distintos de alocação de clientes, fornecendo informações importantes para a gestão e otimização de investimentos, demonstrando ser uma abordagem eficaz para ˜ Segmentação de clientes em contextos financeiros e para a tomada de decisões estratégicas no mercado.
Abstract: This article discusses customer segmentation and strategy optimiza tion through RFM analysis and clustering algorithms. RFM analysis (Recency, Frequency, and Monetary Value) identifies high-value customers, helping prio ritize marketing efforts for retention and loyalty. The study’s motivation is the need for companies to better understand their customers, improve their marke ting strategies, and boost business growth. Combining RFM analysis with data mining techniques provides valuable insights for customer relationship mana gement and business operations optimization. The study applies RFM analysis using the k-Means method to evaluate its effectiveness, enabling the creation of distinct customer allocation profiles, providing important information for in vestment management and optimization, demonstrating to be an effective appro ach for customer segmentation in financial contexts and for strategic decision making in the market.
Palavras-chave: Otimização de estratégias
Algoritmo de clusterização
Estratégias de marketing
Crescimento de negócios
CNPq: CNPQ::OUTROS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Computação Científica
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32533
Data do documento: 22-Abr-2024
Aparece nas coleções:TCC - Ciência da Computação - CI

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Geraldo Figueiredo de Santana Junior_TCC.pdfTCC1,96 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons