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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32547| Tipo: | TCC |
| Título: | Implementação em OpenCL e Análise Comparativa de Três Algoritmos de Interseção Raio-Triângulo em FPGA |
| Autor(es): | Guerra, Jorgeluis Andrade |
| Primeiro Orientador: | Pagot, Christian Azambuja |
| Resumo: | Em técnicas de renderização baseada no traçado de raios, cerca de 85% do custo Computacional se concentra no cálculo de interse¸c˜oes raio-triangulo. Este trabalho consiste na implementação em FPGA e na análise comparativa de três algoritmos que realizam esse cálculo: M¨oller-Trumbore, Ingo Wald e Hanika. Para simplificar os circuitos obtidos, foram propostas implementações em ponto fixo dos algoritmos de M¨oller-Trumbore e Ingo Wald, originalmente propostos em ponto flutuante, realizando a compara¸c˜ao destes com o Algoritmo de Hanika, cujo cálculo j´a ´e realizado em ponto fixo. O framework OpenCL foi utilizado para possibilitar e acelerar o desenvolvimento da implementação e síntese de alto nível dos algoritmos em hardware. Os resultados apresentados incluem: tempos de Execução em FPGA, CPU e GPU; comparação entre imagens renderizadas em FPGA e as estat´ısticas da s´ıntese do circuito. |
| Abstract: | The calculation of ray-triangle intersections represents nearly 85% of the compu tational cost of rendering methods based in ray tracing. This monograph introduces a hardware implementation and a comparative study of three algorithms to determine ray-triangle intersection for FPGA: M¨oller-Trumbore, Ingo Wald and Hanika algorithms. To reduce the size of the synthesized circuits, we proposed fixed point implementations of M¨oller-Trumbore and Ingo Wald algorithms, originally developed under floating point representation. We compare these implementations against Hanika’s algorithm, which uses the fixed point representation by default. To accelerate the design of the digital hardware and synthesize the kernel code in high-level, we resorted to the OpenCL framework. The results reported comprise: execution times on FPGA, CPU and GPU; comparison between rendered images and the statistics of synthesized designs. |
| Palavras-chave: | Algorítimo OpenCL Interseção raio-triângulo Circuito integrado |
| CNPq: | CNPQ::OUTROS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Computação Científica |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32547 |
| Data do documento: | 13-Ago-2020 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Ciência da Computação - CI |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| Jorgeluis Andrade Guerra_TCC.pdf | TCC | 2,55 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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