Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3256
metadata.dc.type: TCC
Title: Uma proposta para o ensino de leitura na sala de aula da educação infantil
metadata.dc.creator: Soares, Carla Tardelli Araújo Correia
metadata.dc.contributor.advisor1: Lucena, Josete Marinho de
metadata.dc.contributor.referee1: Farias, Alyere Silva
metadata.dc.contributor.referee2: Afonso, Lília dos Anjos
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho por objetivo propor uma sequência de atividades de leitura literária na sala de aula da Educação Infantil. Primeiramente foi realizada a sondagem dos hábitos e práticas de leitura da turma escolhida e a partir da qual pudemos refletir sobre o nível de conhecimento dos alunos acerca do ensino de leitura nesta etapa da educação. No segundo momento, deste trabalho, foram feitas pesquisas a respeito dos conceitos de leitura, leitura literária, formação do leitor e letramento literário. Nessas pesquisas procuramos subsídios para nossas atividades de leitura literária na Educação Infantil. Após essas etapas traçamos nossas estratégias de ensino de leitura para a turma sempre adequando as atividades ao nível dos alunos e de forma gradativa ir ampliando os conhecimentos literários deles. Como resultado do nosso projeto de leitura esperamos ajudar na formação do leitor, o mais cedo possível, estimulando a leitura literária a fim de propor práticas para interromper dificuldade futuras na leitura. Tomamos como aporte teórico as considerações e teorias advindas de Cosson (2011), Aguiar e Bordini (1993), Segabinazi e Lucena (2016), Filipouski (2009), Assmann e Mügge (2006) e Lerner (2005).
Abstract: This work aims to propose a sequence of literary reading activities in the classroom of Children Education. Firstly, a survey was carried out on the habits and reading practices of the chosen class and from which we were able to reflect on the students' level of knowledge about reading teaching at this stage of education. In the second moment, from this work, researches were made regarding the concepts of reading, literary reading, reader formation and literary literacy. In these researches we seek subsidies for our literary reading activities in Children Education. After these steps we draw our strategies of reading teaching to the class always adapting the activities to the level of the students and gradually increase their literary knowledge. As a result of our reading project we hope to assist in the formation of the reader as early as possible by stimulating literary reading in order to propose practices to interrupt future reading difficulties. We take as a theoretical contribution the considerations and theories coming from Cosson (2011), Aguiar and Bordini (1993), Segabinazi and Lucena (2016), Filipouski (2009), Assmann and Mügge (2006) and Lerner (2005).
Keywords: Ensino de leitura
Letramento literário
Formação do leitor
Educação Infantil
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::LINGUA PORTUGUESA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Letras Clássicas e Vernáculas
metadata.dc.rights: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/3256
Issue Date: 21-Nov-2017
Appears in Collections:TCC - Letras - Português (Curso presencial)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CTACS30112017.pdf10.62 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons