Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32608
Tipo: TCC
Título: Oficinas pedagógicas no PIBID: possibilidades de inovação no processo de ensino – aprendizagem (2014-2022)
Autor(es): Santos, Lúcia de Fátima Souza dos
Casciano, Maria da Vitória Pereira
Primeiro Orientador: Alves, Francisca Terezinha Oliveira
Resumo: Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada com o tema central “As Oficinas Pedagógicas no PIBID: possibilidades de inovação no processo ensino-aprendizagem”. Teve como objetivo geral compreender as implicações ou repercussões das oficinas pedagógicas para o processo de formação e desenvolvimento profissional dos licenciandos bolsistas. Além disso, os objetivos específicos buscaram analisar como as oficinas pedagógicas contribuíram para a formação e desenvolvimento profissional dos licenciandos bolsistas, identificar os impactos das oficinas pedagógicas relacionados ao engajamento dos alunos e identificar os principais desafios enfrentados pelos bolsistas durante a realização das oficinas pedagógicas no PIBID. Para nortear nossa pesquisa buscamos trabalhar com os conceitos abordados por diversos autores relevantes para a nossa temática, como por exemplo Brandt (2019), Kanagawa e Maciel(20170), Viera (2019) Paviani e Fontona, (2009), Ferreira(2001). Realizamos a coleta de dados com questionário via Google Forms, contendo questões abertas e fechadas. Os dadosforam analisados com base no método hermenêutico-dialético com base em Minayo (2002). Os resultados indicaram que as oficinas pedagógicas desempenharam um importante papel no processo de formação inicial dos bolsistas com contribuições significativas para a docência na futura vida profissional.
Abstract: This work presents the results of research centered on the theme "Pedagogical Workshops in PIBID: innovation possibilities in the teaching-learning process." The general objective is to understand the implications or repercussions of pedagogical workshops on the training and professional development of PIBID scholarship holders. Additionally, the specific objectives aimed to analyze how the workshops contributed to the training and professional development of the scholarship holders, identify their impacts on student engagement, and the main challenges faced by the scholarship holders during the conduct of pedagogical workshops in PIBID. To guide our research, we based on concepts addressed by various relevant authors, such as Brandt (2019), Kanagawa and Maciel (2017), Viera (2019), Paviani and Fontana (2009), and Ferreira (2001). Data was collected through a Google Forms questionnaire, containing open and closedended questions. The data were analyzed based on Minayo's hermeneutic-dialectical method (2002). The results indicated that the pedagogical workshops played an important role in the initial training of scholarship holders, with significant contributions to their future teaching careers.
Palavras-chave: PIBID
Oficinas pedagógicas
Formação inicial
Ensino-aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32608
Data do documento: 23-Out-2024
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MariadeFátimaGomesdaSilva_TCC.pdfTCC710,75 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
MariadeFátimaGomesdaSilva_TERMO.pdfTERMO1,61 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons