Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32610
Tipo: TCC
Título: Práticas literárias na sala de aula: intervenção e docência vivenciadas no programa residência pedagógica núcleo pedagogia, CCAE/UFPB
Autor(es): Silva, Isabela Karolina Lima da
Primeiro Orientador: Batista, Aline Cleide
Resumo: O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) objetiva analisar comointervenções pedagógicas envolvendo a literatura infantil de forma interdisciplinar,promovem o desenvolvimento de novas aprendizagens nos alunos do Ensino Fundamentalanos iniciais, e a influência dessas ações para a formação de leitores, para isso, contou-se comexperiências interventivas do Programa Residência Pedagógica (PRP) da UniversidadeFederal da Paraíba, Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE), que compreende umprograma de aperfeiçoamento da formação inicial docente, em escolas públicas da EducaçãoBásica. Sendo assim, o trabalho justifica-se pela possibilidade de desenvolver durante asintervenções, o contato das crianças com a literatura infantil, partindo da formulação deestratégias para incentivar a formação de novos leitores. Nesse sentido, o arcabouço teóricofoi construído nos estudos relacionados à Formação Docente e o Programa ResidênciaPedagógica de Farias e Diniz-Pereira (2019), Silva e Cruz (2018), para em seguida discutirsobre a Literatura Infantil através das pesquisas de Coelho (2000), Simões (2013), Dalvi(2021), Corsino (2021), entre outros autores. Na organização metodológica, a pesquisa seguea abordagem qualitativa, na perspectiva da pesquisa-ação, conforme indicado por Franco(2005, 2015). Os resultados indicam que a literatura infantil contribui positivamente para aformação humana e social das crianças, assim como possibilita práticas de ensino maisinterativas e atrativas para os alunos, enquanto estimula a formação de novos leitores.
Abstract: No abstract
Palavras-chave: Literatura infantil
Programa residência pedagógica
Formação docente
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32610
Data do documento: 21-Out-2024
Aparece nas coleções:TCC - Pedagogia - CCAE

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
IsabelaKarolinaLimadaSilva_TCC.pdfTCC1,23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
IsabelaKarolinaLimadaSilva_TERMO.pdfTERMO496,96 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solicitar uma cópia


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons