Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32610
Tipo: | TCC |
Título: | Práticas literárias na sala de aula: intervenção e docência vivenciadas no programa residência pedagógica núcleo pedagogia, CCAE/UFPB |
Autor(es): | Silva, Isabela Karolina Lima da |
Primeiro Orientador: | Batista, Aline Cleide |
Resumo: | O presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) objetiva analisar comointervenções pedagógicas envolvendo a literatura infantil de forma interdisciplinar,promovem o desenvolvimento de novas aprendizagens nos alunos do Ensino Fundamentalanos iniciais, e a influência dessas ações para a formação de leitores, para isso, contou-se comexperiências interventivas do Programa Residência Pedagógica (PRP) da UniversidadeFederal da Paraíba, Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE), que compreende umprograma de aperfeiçoamento da formação inicial docente, em escolas públicas da EducaçãoBásica. Sendo assim, o trabalho justifica-se pela possibilidade de desenvolver durante asintervenções, o contato das crianças com a literatura infantil, partindo da formulação deestratégias para incentivar a formação de novos leitores. Nesse sentido, o arcabouço teóricofoi construído nos estudos relacionados à Formação Docente e o Programa ResidênciaPedagógica de Farias e Diniz-Pereira (2019), Silva e Cruz (2018), para em seguida discutirsobre a Literatura Infantil através das pesquisas de Coelho (2000), Simões (2013), Dalvi(2021), Corsino (2021), entre outros autores. Na organização metodológica, a pesquisa seguea abordagem qualitativa, na perspectiva da pesquisa-ação, conforme indicado por Franco(2005, 2015). Os resultados indicam que a literatura infantil contribui positivamente para aformação humana e social das crianças, assim como possibilita práticas de ensino maisinterativas e atrativas para os alunos, enquanto estimula a formação de novos leitores. |
Abstract: | No abstract |
Palavras-chave: | Literatura infantil Programa residência pedagógica Formação docente |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32610 |
Data do documento: | 21-Out-2024 |
Aparece nas coleções: | TCC - Pedagogia - CCAE |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
IsabelaKarolinaLimadaSilva_TCC.pdf | TCC | 1,23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
IsabelaKarolinaLimadaSilva_TERMO.pdf | TERMO | 496,96 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solicitar uma cópia |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons