Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32613
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Adriano Ferreira-
dc.date.accessioned2024-11-28T11:54:06Z-
dc.date.available2023-06-01-
dc.date.available2024-11-28T11:54:06Z-
dc.date.issued2022-08-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32613-
dc.description.abstractThe present work aims to carry out an examination of the ways in which Education can provide the consolidation of an educational culture on drugs of an emancipatory character, beyond the dictates of conventional education based on prohibitionism. The prohibitionist criminal policy has failed to achieve its objective of reducing the availability of illicit narcotics, and has caused serious damage to society and individuals, such as human rights violations. Drug education in Brazil is hegemonically inserted in theoretical-methodological schools of a conservative nature, with strategies of training and intimidation. With that comes the problem of whether it is possible to rethink an educational process beyond the punitive paradigm? The scenario of repression and violence, present in the policy of combating drugs, must be abandoned, based on actions and practices that allow a substantial change in the perception of individuals about the consumption of narcotics. In such a way, education is the proposal of intervention and alteration of the prohibitionist paradigm, as an instrument of modification of the current scenario. We work with the hypothesis that drug education should be based on Education in Human Rights, which is referenced by a historical-critical pedagogy, based on a dialectical perspective, as a foundation for the consolidation of an emancipatory drug education. However, this scientific work was developed through a literature review, when it proposes to discuss about the theoretical nuances that involves the issue of Education in Human Rights and drugs from the perspective of legal knowledge, using the method of historical procedure, in order to confront the posed reality, through the dialectic between contradictory perspectives.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jackson R. L. A. Nunes (jackson@biblioteca.ufpb.br) on 2024-11-28T11:54:06Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AdrianoFerreiraSilva_Dissert.pdf: 668325 bytes, checksum: 8ddc0abf16fa795dad6cccc624a8c45b (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2024-11-28T11:54:06Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AdrianoFerreiraSilva_Dissert.pdf: 668325 bytes, checksum: 8ddc0abf16fa795dad6cccc624a8c45b (MD5) Previous issue date: 2022-08-30en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectDireitos humanospt_BR
dc.subjectPolíticas de drogaspt_BR
dc.subjectEducação emancipatóriapt_BR
dc.subjectHuman rightspt_BR
dc.subjectDrug Policiespt_BR
dc.subjectEmancipatory Educationpt_BR
dc.titleDireitos humanos e políticas de drogas : do proibicionismo à educação emancipatóriapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Freitas, Lorena de Melo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0744266978828665pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Bandeira, João Adolfo Ribeiro-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2454414623622029pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3956695940005652pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo realizar um exame sobre as formas pela qual a Educação pode propiciar a consolidação de uma cultura educacional sobre drogas de caráter emancipatório, para além dos ditames da educação convencional pautada no proibicionismo. A política criminal proibicionista falhou no alcance do seu objetivo de reduzir a disponibilidade dos entorpecentes ilícitos, e tem ocasionado graves danos à sociedade e aos indivíduos, como as violações de Direitos Humanos. A educação sobre drogas no Brasil se insere hegemonicamente em escolas teórico-metodológicas de natureza conservadora, com estratégias de adestramento e amedrontamento. Com isso surge o problema de se é possível repensar um processo educativo para além do paradigma punitivo? O cenário de repressão e violência, presente na política de enfrentamento às drogas, deve ser abandonado, a partir das ações e práticas que permitam uma substancial alteração na percepção dos indivíduos sobre o consumo de entorpecentes. De tal maneira, a educação é a proposta de intervenção e alteração do paradigma proibicionista, como instrumento de modificação do cenário atual. Trabalha-se com a hipótese de que a educação sobre drogas deve tomar como base a Educação em Direitos Humanos que se referencia por uma pedagogia histórico-crítica, fundamentada na perspectiva dialética, como fundamento para a consolidação de uma educação sobre drogas de caráter emancipatório. Contudo, este trabalho científico foi desenvolvido por meio de revisão de literatura, ao se propor discutir acerca das nuanças teóricas que envolve a questão da Educação em Direitos humanos e as drogas na perspectiva do saber jurídico, utilizando o método de procedimento histórico, de modo a confrontar a realidade posta, por meio da dialeticidade entre perspectivas contraditórias.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Jurídicaspt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciências Jurídicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::DIREITOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) - Programa de Pós-Graduação em Ciências Jurídicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AdrianoFerreiraSilva_Dissert.pdf652,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons