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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32617
Tipo: | Dissertação |
Título: | A formação em Sanfona na educação superior : reflexões, análises e proposições a partir dos cursos de graduação em música do Brasil |
Autor(es): | Silva, Hélio Giovanni Medeiros da |
Primeiro Orientador: | Queiroz, Luis Ricardo Silva |
Resumo: | Esta dissertação aborda o tema da (de)colonialidade no ensino superior em música e suas implicações para o ensino de música popular, com foco na formação do sanfoneiro, com o objetivo de compreender e sistematizar estratégias e propostas pedagógicas que subsidiem o ensino de sanfona na educação superior nos cursos de bacharelado e licenciatura em música do Brasil. As perspectivas aqui apresentadas tem como base dimensões da educação musical contemporânea, singularidades da formação do sanfoneiro, e aspectos da trajetória de formação do instrumento no Brasil. Os objetivos da pesquisa foram: levantar e compreender aspectos relacionados à trajetória e à práxis do ensino da música popular e da sanfona brasileira, à luz da literatura; evidenciar particularidades sobre a formação em sanfona registrados nos projetos pedagógicos dos cursos superiores do país; e, verificar percepções, perspectivas e problematizações acerca da formação em música, com ênfase no ensino de sanfona no Brasil. O trabalho tem como base uma pesquisa qualitativa, que abrangeu pesquisa bibliográfica e pesquisa documental. O corpus da pesquisa documental foi composto pelos projetos pedagógicos de cinco instituições de ensino superior que ofertam o ensino da sanfona, sendo elas: a Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, a Universidade Federal da Paraíba, a Universidade Federal de Goiás e a Faculdade de Música Souza Lima e a Universidade de Passo Fundo. Os resultados apontaram que, apesar de na literatura existir um avanço significativo de pesquisas que problematizam e refletem sobre a relevância do ensino da música a partir de perspectiva decolonial, considerando os saberes populares do contexto geográfico e de pertencimento do estudante, esses aspectos ainda são contemplados de maneira discreta nos currículos. Com base nesses dados e a partir das diferentes análises consolidadas ao logo so trabalho, esta dissertação apresenta proposições e perpectivas com vistas a contribuir de forma efetiva para o fortelecimento do ensino de sanfona no Brasil. |
Abstract: | This thesis focuses on (de)coloniality in higher education in music and its implications for teaching popular music, emphasizing the education of the accordion player. It aims to understand and systematize strategies and pedagogical proposals that support the teaching and learning of the accordion in higher education in Brazil's Bachelor of Music degree. The perspectives presented here are based on dimensions of contemporary musical education, singularities of the accordion player's education, and aspects of the instrument's training trajectory in Brazil. The objectives of the research were to raise and understand aspects related to the trajectory and praxis of teaching popular music and the Brazilian accordion in the light of literature; highlight particularities about accordion training recorded in the pedagogical projects of higher education courses in the country; and verify perceptions, perspectives, and problematizations about music training, with an emphasis on accordion teaching in Brazil. Qualitative research provides the methodological approach by including bibliographical research and documentary research. The corpus of documentary research was composed of pedagogical projects of the universities that offer accordion teaching, namely the State University of Rio Grande do Sul, the Federal University of Paraíba, the Federal University of Goiás, and the Faculty of Music Souza Lima. The results showed that, although in the literature there is a significant advance in research that problematizes and reflects on the relevance of teaching music from a decolonial perspective, considering popular knowledge from the geographic context and the student's belonging, these aspects are still considered discreetly on the curricula. Based on these data and the different analyses consolidated throughout the work, this thesis presents propositions and perspectives to contribute. |
Palavras-chave: | Educação musical Ensino de música popular Sanfona Decolonialidade Musical education Popular music teaching Accordion Decoloniality |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Música |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Música |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/32617 |
Data do documento: | 22-Dez-2023 |
Aparece nas coleções: | Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música |
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